Dirigido pela cineasta belga Agnès Varda, o documentário francês Varda por Agnès, é uma demonstração bem-sucedida do processo narrativo de construção de um longa-metragem. Homenageada na 41ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2017 com o Prêmio Humanidade pelo conjunto de sua obra, a cineasta se despediu de seu público no último dia 28 de março, aos 90 anos, com a produção desta última obra. Acomodada em uma cadeira diante de uma plateia lotada de jovens estudantes de cinema e de artistas que já dirigiu, Agnès conduz uma aula magna em que aborda os principais momentos de sua carreira. Forma e conteúdo se alinham: os espectadores são seus alunos, enquanto a ela, professora, cabe a reponsabilidade de transmitir seu legado às novas gerações, que ainda têm dificuldade para se identificar esteticamente com sua poética.