INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Distribuída desde março de 2018 na Netflix, Wild Wild Country é uma série documental de seis episódios, sobre a jornada do guru indiano Bhagwan Shree Rajneesh e a disseminação de suas ideias religiosas. A narrativa conta a história da comunidade de Rajneeshs, desde sua origem na Índia até chegar ao estado de Oregon, nos Estados Unidos. Osho, como o mentor Rajneesh Chandra Mohan Jain passou a ser referido postumamente, idealizou a criação de uma cidade onde mestre e seguidores pudessem conviver e compartilhar seus ensinamentos.

A comunidade intitulada de Rajneeshpuram foi criada na década de 1980, na cidade de Antelope, Condado de Wasco (EUA). O lugar pensado pelos responsáveis, Osho e Ma Anand Sheela – então assistente do guru – deveria ter espaço suficiente para acolher o número de seguidores, que só fazia crescer. Pessoas de todas as partes do mundo se converteram e ajudaram a construir todo o complexo onde, futuramente, pretendiam viver, no meio do deserto.

A produção audiovisual sobre a existência de um grupo de forasteiros com vestes vermelhas em uma pequena e conservadora cidade dos Estados Unidos é o retrato de uma época na qual os americanos temiam por novos assassinatos e tragédias coletivas provocadas por seitas religiosas, a exemplo da “Família Manson” e de Jonestown.

Apesar dos enfrentamentos políticos-judiciais e de adversidades internas que levaram a comunidade ao fim, antigos moradores e seguidores novos continuam acreditando na palavra de seu líder.