INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

logo_arruaça

Edição nº 1 – 2014

A dança – considerada uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música – tem como característica o uso do corpo seguindo movimentos improvisados ou previamente estabelecidos por coreografias. Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

A dança de improviso consiste na fusão de elementos, (movimentos de quadril da dança oriental, braços de flamenco, visual com caráter étnico/folclórico) e improvisação coordenada em grupo.

Na entrevista a seguir, o grupo Nomadic Tribal ATS® fala sobre a arte da dança e a direção coletiva.

Como se deu o nascimento do grupo?

Dançávamos juntas no grupo Ulan Daban de ITS (Improvisational Tribal Style), após o encerramento deste grupo em 2012, sentimos a necessidade de continuar dançando juntas, já tínhamos um vínculo de amizade muito forte, e um amor pela dança que nos motivou a continuar. Reunimo-nos e decidimos criar um novo grupo, e decidimos também juntas que ele seria de direção coletiva, não pensamos duas vezes começamos com força total os ensaios e no mesmo ano, no dia 31 de julho de 2012 nasceu o Nomadic Tribal.

Como é formada a composição do grupo? Quantas pessoas e que funções cada um exerce?

O grupo é formado por seis integrantes: Amanda Preisig, Carla Bazarian, Dany Anjos, Lilian Kawatoko, Raquel Coelho e Valdi Lima, sendo 2 delas certificadas no estilo na California, e 1 delas no Canadá diretamente com a Carolena Nericcio, criadora do estilo. Assumimos como direção coletiva, as decisões sobre absolutamente tudo no grupo são tomadas através de votação, ou reuniões para que o melhor seja escolhido para o grupo. Não temos funções especificas para cada integrante, mas claro que sempre tem uma pessoa que tem mais afinidade com alguns assuntos, sendo assim estas acabam tomando a frente em muitos casos, por exemplo a Lilian é estilista e cuida de grande parte dos nossos figurinos, a Raquel geralmente faz os contatos para os shows, a Carla tem facilidade com números, mas não é uma regra todas são livres para tratar destes assuntos, porém algumas situações acontecem naturalmente.

No que consiste a atividade cultural?

O grupo trabalha com o ATS® (American Tribal Style) estilo criado na Califórnia pela Carolena Nericcio, que tem como base o Flamenco, dança indiana, dança do ventre entre outras influencias, uma das principais características desta dança é o improviso coordenados em grupo, o que proporciona uma grande interação entre as dançarinas, os combos de passos são previamente ensaiados, porém são escolhidos aleatoriamente por uma líder no momento da dança, através de senhas, as formações são variadas o que deixa a dança muito dinâmica aos olhos de quem está assistindo. Esta dança pode ser executada em diversas atividades culturais, como festivais, shows com música ao vivo, feiras entre outros.

Onde ela é realizada?

Por toda a diversidade e bagagem cultural, esta dança proporciona ao grupo dançar com bandas ao vivo, e também músicas em áudio. Hoje o Nomadic se apresenta em diversos eventos na cidade, tendo participado de eventos de cunho cultural como Virada Cultural (Museu da Casa Brasileira, Sesc Pompéia), Centro Cultural Rio Verde, Ci-ganos, Venga-Venga, Mosaique, diversas edições da festa Gas-Gas e Supernatural, festivais diversos, e shows com bandas ao vivo, como: Grupo Ikaa, Orkestra Bandida, Mutrib, Mawacca, Olam ein Sof e solistas.

 

Em que dias ou com que regularidade ela acontece?

As atividades ocorrem semanalmente, de acordo com as agendas dos eventos em que recebemos os convites e disponibilidade do grupo.

Quais são as condições técnicas para uma apresentação pública?

Precisamos basicamente da música e um espaço para dançar, graças as formações e esquema de improviso coordenado. Com relação ao figurino, temos um padrão, o investimento é alto, para um visual rico e diversificado é necessário que cada integrante tenha uma quantidade razoável de peças, pois como seguimos um padrão na vestimenta (uso do choli, saia, calça) para variar acabamos investindo muito no figurino.

Como o público se relaciona com a atividade cultural?

Esta parte é a mais gratificante para o grupo! O estilo é muito novo no Brasil, é sempre uma grande novidade para o público em geral assistir uma apresentação do Nomadic, durante os eventos, sempre temos a oportunidade de compartilhar com o público o que é o ATS®, o que cada pedacinho da nossa dança representa no contexto geral, as relações que temos como integrantes do grupo e como estas pessoas podem aprender e se desenvolver no estilo. Hoje temos 3 professoras aptas a ensinar o estilo no grupo, uma oportunidade de desenvolvimento para o Nomadic e para quem quer aprender o estilo.

O que precisa ser reavaliado para uma evolução do grupo ?

Estamos sempre atentas em como melhorar nosso trabalho. Mais estudo, aperfeiçoamento, ensaios extras e inovações são sempre pensados e realizados periodicamente. Acreditamos que precisamos dar um passo a mais em questões administrativas e burocráticas.

 
 

Artigos

[mini cat=”artigos-arruaca” n=2 excerpt=”show” thumbs=”true”]

Editoriais

[mini cat=”editorial-arruaca” n=2 excerpt=”show” thumbs=”true”]

Relacionados

[mini cat=”revistas” n=2 excerpt=”show” thumbs=”true”]