INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

logo_arruaça

Edição nº 1 – 2014

Arruaça-Resenha 1-Ane Carolina Oliveira

Fachada do Teatro Polytheama – 2014 Crédito: Ane Carolina

Jundiaí, Município localizado a 49 km de São Paulo, abriga um dos mais importantes e centenários teatros do país, o Polythema, inaugurado em 1911. Considerado patrimônio histórico, cultural e arquitetônico da cidade, ele possui grande expressividade histórica e guarda consigo grandes produções culturais, sendo o único do Estado de São Paulo com essas características.

Suas formas arquitetônicas remetem ao final do século XIX, quando Albano Pereira apresentou um projeto para construir sob concessão um ‘polytheama’, casa que abrigasse diversos espetáculos (“Poly”, de origem latina, quer dizer “vários”; “theama”, de origem grega, significa “espetáculo”).

Entre os anos 50 e 80, o Polytheama iniciou um período de crise e mudanças de costumes e práticas sociais, sendo colocado à venda em 1970 em razão do estado de degradação e o abandono pelas autoridades.
Em 1980, o Teatro se tornou patrimônio público de Jundiaí e “dentre os projetos apresentados para restauração, destacou-se o da arquiteta Lina Bo Bardi, que foi utilizado como parâmetro principal para as reformas efetivamente implantadas”, segundo informações do site oficial da Prefeitura de Jundiaí.

Depois de 30 anos de uma história interrompida, a recuperação desse patrimônio teve início efetivo em 1996 e, em 2011, completou 100 anos, tornando-se um orgulho imenso para a cidade.

   Fachada iluminada do Polytheama – 2014 Crédito: Ane Carolina


Fachada iluminada do Polytheama – 2014
Crédito: Ane Carolina

Para os amantes da cultura, o Teatro comercializa ingressos que variam desde entrada franca, até R$ 70,00 de acordo com o espetáculo. Além disso, em parceria com o Jornal de Jundiaí, algumas apresentações oferecem cupons de desconto.

A programação está disponível no site da Prefeitura de Jundiaí – http://migre.me/jJoar- que apresenta uma agenda de espetáculos, abrangendo todas as casas de shows e eventos promovidos pelo município. O Teatro Polytheama fica localizado na Rua Barão de Jundiaí, 176, no Centro.

Artigos

[mini cat=”artigos-arruaca” n=2 excerpt=”show” thumbs=”true”]

Editoriais

[mini cat=”editorial-arruaca” n=2 excerpt=”show” thumbs=”true”]

Relacionados

[mini cat=”revistas” n=2 excerpt=”show” thumbs=”true”]