INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR DE VERÃO 2025 Fechar

O trabalho investiga as origens do teatro musical brasileiro e a recente colonização imposta pelo musical americano, agregando novos componentes a uma discussão que ainda está embrionária – quais caminhos têm sido trilhados pelo teatro musical no Brasil e mais: em que ponto dessa trajetória se encontra o Teatro Musical Brasileiro?A partir de artigo da Prof. Dra. Mirna Rubin em que cita aspectos para o sucesso que hoje vemos da estética do teatro musical em nosso País, em especial no eixo RJ-SP: avanços tecnológicos que permitem maior intercâmbio e pesquisa; a melhoria na formação prática e teórica do artista brasileiro; e o fato de vivermos uma economia estável com mais patrocínios e maior “consciência de uma política cultural”. Contraditoriamente, tal processo, nos últimos 10 anos, tem sido árduo no sentido de desenvolver, modernizar e fazer evoluir um genuíno Teatro Musical Brasileiro – como gênero e com dramaturgia própria. O que se vê é uma predominância de produções milionárias pelas majors do entretenimento internacional que visam exclusivamente a mercantilização de projetos culturais. 

Palavras-chave: Teatro Musical; Broadway; Indústria cultural; Sociedade do Espetáculo

Gerson S. Esteves (em artes, Gerson Steves) é graduado em Comunicação Social (com especialização em Propaganda e Marketing) pela ESPM e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Tem formação em teatro pelo Teatro Escola Macunaíma e possui extensa produção artística  nas funções de ator, diretor teatral, dramaturgo e professor de artes cênicas. É mestrando da Faculdade Cásper Líbero sob a orientação do Prof. Dr. Cláudio Novaes Coelho.