INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Data: 21 de Agosto (manhã) e 22 de agosto (noite)
Local: Sala Aloysio Biondi – 5º andar
Horário: (durante todo horário de aula)
Público – Alunos de PP, 1º ano.

O principal mote do filme é revelar o que há por trás das ONGs e suas captações de recursos junto ao governo e empresas privadas. Após a exibição teremos um debate mediado pelo professor Chico Nunes com a participação da Profª Rosana Schwartz, doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e mestre em Educação, Artes e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001). No dia 22/08 a convidada para o debate é a pesquisadora e educadora social Andrea C Zichia, que ajudará a aprofundar as discussões e questionamentos propostos pela obra. O debate é complementar ao Projeto cidadão desenvolvido desde o início do ano com os alunos dos primeiros anos de PP.

Quanto Vale ou É por Quilo? é um filme brasileiro de 2005, do gênero drama, dirigido por Sérgio Bianchi e que faz uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que formam uma solidariedade de fachada. Traçando um paralelo entre os negros capitães do mato que capturavam escravos fugitivos (num episódio baseado no conto de Machado de Assis) e os matadores de aluguel que, hoje, fazem o serviço para a burguesia e os órgãos de repressão, eliminando jovens da periferia, Bianchi lança um disparo contra a polícia e suas práticas assassinas.