INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Aconteceu na tarde da última sexta-feira, 16 de agosto, a 2ª Roda de Conversas do projeto de pesquisa Conversando a gente se entende, do Mestrado em Comunicação da Cásper Líbero. O projeto está associado ao grupo de pesquisa Comunicação, Jornalismo e Epistemologia da Compreensão, em funcionamento desde 2008.

O bate-papo ocorreu com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e teve por tema o funcionamento das Casas de Mediação de Conflitos. Participaram do encontro o coordenador da pós-graduação e líder do grupo de pesquisa Dimas A. Künsch e os alunos do mestrado Guilherme Azevedo e Pedro Debs.

Representando a GCM estiveram presentes Ângela Almeida e Sara Freitas (mediadoras, da Casa de Mediação de Campo Limpo), Valério Ramos (assistente técnico-operacional da Inspetoria de Campo Limpo) e Ingrid Alfaya, jornalista e assessora-chefe da Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

São 213 os mediadores da GCM no município de São Paulo, distribuídos em 31 Casas de Mediação de Conflitos. Um dos resultados diretos da mediação de conflitos é a prevenção de crimes. Não há mediação para casos em que algum crime tenha sido praticado.

O processo de diálogo tem início quando uma das partes procura uma das Casas de Mediação do município com algum tipo de problema que demande mediação. Após o relato, o mediador procura a outra parte para saber se há interesse na conversa. Confirmando-se o interesse de todos os envolvidos, acontece a mediação.

A 3ª Roda de Conversas vai ser realizada no dia 23 de agosto, sexta-feira, às 20h, com a Escola do Diálogo de São Paulo. O encontro será na Faculdade Cásper Líbero, 5º andar, sala 17, e contará com a mediação dos professores Viviane Mansi e Dimas A. Künsch.

A Escola do Diálogo entende comunicação como integradora dos sujeitos e articuladora das redes que daí se formam, incentiva a conversa e destaca o papel de transformação social que o diálogo possui. Parte-se do pressuposto de que as conversações compõem uma prática que abre-alas para novas maneiras de ser, pensar, sentir e viver.