INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Data: 27 de agosto de 2013
Local: Sala 15 – 5º Andar
Horário: 14h às 16h
Público: Alunos da graduação e da pós-graduação e público externo – INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Realização : Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir, do Programa de Pós-Graduação da Cásper Líbero

O docente Irineu Guerrini Jr apresentará, de maneira introdutória, algumas maneiras de se ouvir música. Destacará a forma de sonata, o tema e variações na música clássica, o tema e as variações no jazz, a canção de 32 compassos, a estrutura do blues e do rock tradicional, o choro brasileiro e a canção brasileira. Outras formas serão abordadas em um próximo encontro.

Sugestão de leitura:

MORAES, J. Jota de. O que é música. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.

Irineu Guerrini Jr é professor titular do curso de Rádio e TV da Faculdade Cásper Líbero, pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da mesma instituição e Assessor ad hoc da FAPESP. Funções já exercidas: produtor/diretor/narrador de programas (musicais, teleaulas e documentários) da TV Cultura de São Paulo; diretor das emissoras Cultura FM (música clássica) e AM (música popular brasileira) de São Paulo; produtor/diretor/apresentador de programas de rádio (jornalísticos e musicais) da Seção Brasileira da BBC (atual BBC Brasil) em Londres; apresentador da Rede Bandeirantes de Televisão; avaliador e negociador de programas produzidos por terceiros da TV Cultura; co-iniciador e diretor de programação e aquisições da TV Escola, do MEC; colaborador da seção de música da revista Bravo; idealizador e co-organizador do currículo e conteúdos programáticos do curso de Tecnologia Musical (Tonmeister), já aprovado para o campus da USP Leste. Autor dos livros: A música no cinema brasileiro: os inovadores anos sessenta; A elite no ar: óperas, concertos e sinfonias na Rádio Gazeta de São Paulo e Túlio de Lemos e seus admiráveis roteiros: rádio, arte e política, publicados pela Editora Terceira Margem.