INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR DE VERÃO 2025 Fechar

Data: 29 de agosto de 2013
Local: Sala Aloysio Biondi – 5º Andar
Horário: 19h30
Público – Alunos de Jornalismo – INSCRIÇÕES ENCERRADAS 
Público externo – INSCRIÇÕES ENCERRADAS 

No início de 2011, vimos povos subjugados por longas ditaduras se organizarem para derrubá-las, no que ficou conhecido como Primavera Árabe. Em junho deste ano, milhares foram às ruas do Brasil protestar não só por 20 centavos, mas por um país melhor. Por mais diferentes que esses movimentos sejam, algo os aproxima: as redes sociais. 

Usadas para organizar manifestos, compartilhar informações em tempo real e expor ideias diferentes das que circulam na grande mídia, elas caracterizam-se como uma ferramenta do ciberativismo, cujo movimento surge das redes para as ruas. Sendo este um tema atual e de grande relevância, a Faculdade Cásper Líbero promove, no dia 29 de agosto, a palestra “Net-Ativismo”, fruto de uma parceria entre a Instituição e o Consulado Francês. 

A partir da análise das transformações da arquitetura dos fluxos de informação, Marta Severo, especialista no assunto, apresentará a passagem de uma opinião pública análoga aos processos de construção do net-ativismo nas redes. Ainda, novos métodos para o estudo do net-ativismo na internet serão introduzidos através da apresentação de vários estudos de caso. Essa palestra é o resultado de uma colaboração entre os laboratórios Atopos da Universidade de São Paulo e Geriico da Universidade de Lille 3, financiado pelo programa de Cátedras Francesas no Estado de São Paulo. 

O trabalho de Marta centra-se na comunicação e na gestão do patrimônio cultural, com ênfase na contribuição da Web e das novas tecnologias.  Dra. em Tecnologia e Gestão do Patrimônio Cultural pelo Musée Fondation Magnani Rocca, Parme (Itália), suas atividades de pesquisa baseiam-se nas redes de patrimonio e seu projeto, desenvolvido em colaboração com os Humanités Scientifiques chaire eo Medialab of Sciences Po, tem foco em ferramentas multimídia e digital de patrimônio cultural imaterial.

Mais informações disponíveis em:http://saopaulo.ambafrance-br.org/Marta-Severo-et-Massimo-di-Felice