Professor Joubert Brito mostra como os softwares funcionam / Crédito: Júlia Faria

O curso de publicidade e propaganda da Faculdade Cásper Líbero fechou uma parceria com o Ibope Universidades para a implantação de um Laboratório de Mídia do curso. A princípio, o projeto passa a contar com dois softwares de pesquisa: o MW – Media Workstation e o Ibope Monitor, instalados nos laboratórios de informática do 5º andar e na Sala de Criação do 6º andar, direcionados às pesquisas dos projetos experimentais.

O professor Joubert Brito, vice-coordenador de PP e responsável pelas disciplinas de mídia e laboratório de mídia, reforçou a importância dos softwares para auxiliar as aulas teóricas, além de facilitar o acesso a informações para projetos da faculdade e trabalhos de conclusão de curso. “Agora os alunos têm o login deles e podem acessar quando quiserem […] antes eles tinham que buscar as informações nas agências em que trabalhavam”. Para o docente, os institutos de pesquisa vêm percebendo a importância da parceria com as faculdades, que não deixam de ser uma fatia importante de mercado.

Genilda Souza, professora da disciplina de estatística e análise de dados, e Eric Carvalho, professor de pesquisa de mercado, também vão fazer uso dos softwares. “Há vários dados que podem servir como fonte de pesquisa exploratória para os alunos”, comenta a Profa. Genilda.

O Media Workstation oferece a audiência média das emissoras, o alcance do programa, a participação de cada emissora sobre o total

Alguns laboratórios da Faculdade já possuem os softwares / Crédito: Júlia Faria

da audiência e o índice médio do total de aparelhos ligados no período de análise. Uma das principais características do MW é a possibilidade de elaborar estudos com base em dados de audiência domiciliar e individual, além de proporcionar análises com base em programas ou faixas horárias que podem ser divididas em blocos de minutos e horas.

Já o Ibope Monitor é uma ferramenta do mercado brasileiro para análise de investimento publicitário. Por meio do monitoramento dos principais veículos de comunicação do país, distribuídos em nove meios – cinema, Internet, jornal, mobiliário urbano, outdoor, rádio, revista, TV aberta e TV por assinatura – este software possibilita ao mercado acompanhar a estratégia de comunicação de anunciantes concorrentes, como a priorização de mercados, sazonalidade, rentabilidade e ainda avaliar o desempenho de diversas categorias de produtos.

Como exemplo, o professor Joubert explica que se um aluno estiver fazendo um trabalho sobre energéticos é possível saber qual foi a marca que mais investiu em mídia, qual marca é mais consumida por seu público-alvo, entre outras informações da concorrência. Para o professor Eric, é muito importante saber como as empresas estão investindo seus esforços estratégicos para entender os caminhos do mercado.