Desde meados de março, o Brasil vem adotando, gradativamente, o isolamento social, seguindo a tendência mundial como forma de prevenção à Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. A pandemia pegou todo mundo de surpresa e, como toda mudança, é normal se sentir um pouco perdido com a nova realidade da quarentena.

Empresas tiveram que optar pelo sistema de trabalho home office e, seguindo orientações do Ministério da Educação, as instituições de ensino adotaram sistemas de aulas online. Mas, após um período de adaptação, algumas atividades entraram na rotina da vida universitária e do dia a dia de estágio/trabalho. Preparamos algumas dicas simples, mas que podem ajudar bastante na hora de se organizar durante a quarentena. Confira!

1. Cada atividade tem seu tempo

via GIPHY

É muito importante separar o tempo de estudar, de trabalhar, de fazer uma atividade física ou de relaxar, por exemplo. É a vida “normal”, mesmo que você esteja em casa. Além disso, lembre-se quais são as suas prioridades de cada momento. Se você está em horário de aula, fazendo um trabalho, tente evitar ao máximo outras tarefas. A ida ao mercado, na maioria das vezes, pode esperar.

2. Mantenha seu ambiente limpo

via GIPHY

Lavar muito bem as mãos com água e sabão, passar álcool em gel várias vezes ao dia e manter seu ambiente de estudo e trabalho sempre higienizado é muito importante. Além de ajudar na prevenção contra a Covid-19, manter sua mesa limpa, passando um paninho com álcool algumas vezes na semana e deixando seus materiais organizados, pode ajudar na concentração e disposição.

3. Roupa de dormir x Roupa de trabalhar

via GIPHY

Outra coisa que ajuda muito na concentração e disposição é a roupa que você vai usar para estudar ou trabalhar. Tente escolher um look que, mesmo confortável, não faça o seu subconsciente acreditar que é hora de dormir.

4. Escreva tudo o que você tem para fazer

via GIPHY

Essa é uma dica que muita gente já fazia no dia a dia antes da quarentena, mas que pode ser uma ótima aliada na organização das tarefas nesse período de mudanças. Seja num planner, agenda, caderno, folha de sulfite, bloco de notas no computador ou aplicativo, listar todas as suas atividades do dia facilita muito a vida! Tem um trabalho da faculdade? Escreva tópico a tópico tudo o que precisa ser feito no dia para aquele trabalho. Quando você menos esperar, fazer listas já virou um hábito não só para as aulas, mas para todas as suas tarefas.

5. Pausas são importantes

via GIPHY

Tirar um tempo entre uma aula e outra, fazer pequenos intervalos durante o estágio, levantar para comer alguma coisa, lavar as mãos, tomar água, ir ao banheiro, lavar o rosto… Essas pequenas atitudes são essenciais para descansar um pouco e arejar a mente. Afinal, ter que ficar em casa e passar a maior parte do tempo sentado em frente ao computador não faz bem pra ninguém, né?!

6. Faça coisas que te façam bem

via GIPHY

Além das pequenas pausas ao longo do dia, outro ponto importante no quesito “arejar a mente” é fazer coisas que te façam bem, que te animem e tranquilizem. Ouvir suas músicas favoritas, ler um livro, escrever, meditar, aprender danças do TikTok. Pense naquilo que te faz bem e aproveite esse tempo em casa para pôr em prática.

7. Converse com quem puder

via GIPHY

Isolamento social não significa solidão. Faça vídeochamadas com seus amigos e familiares, ligue para quem você sente saudade para se distrair, se alegrar e, principalmente, entender que você não está sozinho. Falando do mundo acadêmico, não hesite em conversar com os professores e colegas para tirar dúvidas, seja por mensagem, áudio ou vídeo (ah, e cuidado para não deixar o microfone ligado durante a aula, hein 😉).

Dica extra

A Cásper adotou a plataforma Microsoft Teams para conduzir as aulas nesse período de quarentena. Se você tiver qualquer problema ou dúvida sobre a plataforma, a equipe de Tecnologia da Informação (TI) da faculdade está à disposição para ajudar. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

A equipe também organizou um FAQ com dúvidas frequentes em relação ao Teams, que você pode conferir clicando aqui.