IMG_0663-224x300Na terça-feira, 29 de abril, alunos do 2º ano do curso de rádio, TV e internet da Faculdade Cásper Líbero participaram de uma aula de produção de TV diferente: eles gravaram um programa piloto sobre esportes com participação de convidados e plateia.

A gravação aconteceu em dois períodos, manhã e noite. Na parte da manhã, alunos do 3º ano de jornalismo, especificamente da disciplina de telejornalismo, também puderam participar da atividade.

Durante a primeira aula, das 8h às 9h, foram entrevistados os jornalistas Amanda Sampaio e Fernando Gavini, formados pela Cásper Líbero e profissionais atuantes no departamento de esportes da TV Gazeta, e Felipe de Abreu, jornalista que trabalha para o canal Fox Sports.

Já na aula para a turma da noite, das 19h às 20h, estiveram presentes os jornalistas e apresentadores dos programas Gazeta Esportiva e Mesa Redonda, Chico Lang e Michelle Gianella, além de João Batista de Souza, editor-chefe do departamento de esportes da TV Gazeta, e, novamente, de Felipe de Abreu.

Os programas receberam nomes dados pelos próprios alunos. Na edição da manhã, Improviso, e na da noite, Feras do Esporte. A dinâmica da atividade previu três blocos para a versão matutina e dois para a noturna. Além disso, houve troca de apresentadoras e também de operadores de câmera – todos alunos do 2º RTVI.

Olho no lance

As conversas, nos dois horários, giraram em torno de temas como a Copa do Mundo da Fifa, incluído questões sobre direitos de transmissão televisiva e o uso de novas tecnologias em coberturas esportivas. Pela manhã, Amanda, Felipe e Fernando falaram também sobre projetos pessoais e seus times do coração.

À noite, Chico, Felipe, João e Michelle abordaram a importância do controle de tempo na televisão, deram dicas para interessados em trabalhar com reportagem esportiva, reforçando a necessidade de se priorizar a leitura e o conhecimento geral, além de contarem sobre os bastidores de um departamento jornalístico.

Conduzida pelos professores Gaya Machado e Ninho Moraes, responsáveis pela disciplina de produção de TV, a atividade teve como objetivo trazer a realidade do mercado de trabalho para a sala de aula. Um ponto de partida para a criação de programas esportivos que serão editados, gravados e produzidos pelos próprios alunos no decorrer do segundo bimestre casperiano.