Ao acabar um curso de graduação, é comum que estudantes procurem uma pós-graduação como próximo passo da vida profissional. Entretanto, poucos têm a ousadia de encarar um curso ou mesmo uma oferta de emprego no exterior como possibilidade.

Para Roberto D’Ugo Junior, coordenador do curso de rádio, TV e internet da Faculdade Cásper Líbero, o mercado audiovisual vem demonstrando uma tendência de internacionalização, mostrando que o talento brasileiro pode conquistar espaço em várias esferas. Ele ressalta que os alunos de comunicação, especialmente os casperianos, cada vez mais estão dispostos a enfrentar desafios.

Mesmo que o Brasil e especificamente São Paulo estejam vivendo um bom momento em relação às produções audiovisuais, grande parte por causa da nova lei do audiovisual, o professor considera normal que os alunos procurem oportunidades fora do país, inspirados em experiências de colegas e professores. “A dupla vivência pode ajudar na busca por soluções inovadoras dentro do cenário nacional, ou seja, o trânsito é extremamente positivo. A noção de aldeia global, que não faz distinção de origem, combinada ao talento, perseverança e empenho, sempre permite a conquista de espaço em ambientes profissionais”, afirma o professor.

Mariana Serapicos e Thiago Rebouças, casperianos formados em RTVI, arriscaram a experiência no exterior e rapidamente encontraram espaço para atuação profissional.

Mestrado de Cinema na Inglaterra

Mariana Serapicos formou-se em RTVI no ano de 2010.  Originalmente queria fazer cinema, mas ficou feliz por ter feito RTVI, pois acredita que o curso a apresentou a uma perspectiva que o cinema não apresentaria: “eu também seria apenas mais uma usando uma boina e citando Godard”, brinca.  Ela explica que o que mais gosta no cinema e na TV é a possibilidade de transmissão de conhecimento, entretenimento e informação por imagens “é uma reinterpretação do mundo com a qual eu gosto de trabalhar”.

Mariana escolheu fazer sua pós-graduação na Inglaterra por identificação com a literatura, humor e cinema britânicos. Além disso, teve alguns facilitadores, como sua cidadania portuguesa e o custo menor dos cursos na Europa, comparado com os dos Estados Unidos.

Quanto à escolha de sua especialização, foi de novo para um lado diferente do que pretendia e, tal qual a vez anterior, acabou gostando. No início ela pretendia focar em roteiro, mas com o mestrado em cinema, concluído em setembro de 2013, acabou aprendendo mais sobre áreas que não conhecia tanto e desenvolvendo as outras pelas quais se interessava.

Atualmente, Mariana trabalha na TV Record Reino Unido, em Londres e brinca: “Você pode tirar o brasileiro do Brasil, mas não o Brasil do brasileiro”.  Em seu tempo livre, está envolvida com projetos de cinema independente, fazendo curtas e roteiros. O professor D’Ugo comentou que o fato de Mariana estar atuando junto à Record internacional demonstra sua capacidade como produtora, pois para estar nesse meio é preciso ter desenvoltura com relações sociais, conhecer questões de logísticas e  vinculadas a legislação da Inglaterra, a qual não está acostumada , além de uma excelente agenda de contatos. “Ela se saiu muito bem demonstrando que inteligência, empenho, dedicação, superam quaisquer barreiras linguísticas ou culturais”, diz D’Ugo.

O mercado audiovisual no Reino Unido é bem concorrido, segundo Mariana. Apesar disso, há um espaço muito grande para criar e para conhecer ótimos profissionais. Uma vez que se consegue um patrocinador, sua ideia certamente será produzida.  “É aquela velha história que todo artista conhece: todo mundo tem um emprego que paga as contas e um emprego que gosta, até que o emprego que a gente gosta acaba pagando as contas”.

Mariana conta que a Cásper ofereceu as ferramentas necessárias para sua evolução como profissional “eu sei que a Faculdade é uma linha, quem sabe um parágrafo na vida de muita gente, acho que na minha foi um capítulo”, conclui.

TV e rádio na Irlanda

Thiago Rebouças, que também se formou em 2010, escolheu RTVI pelas habilidades multimídia proporcionadas pelo curso e que, de acordo com ele, são imprescindíveis para atuar no mercado: “As empresas de mídia buscam profissionais que saibam produzir conteúdos em diferentes plataformas  – vídeo, áudio, internet – e a graduação em RTVI  na Cásper oferece  ótimo embasamento nesse sentido”.

A Irlanda foi o país escolhido por Rebouças para continuar sua carreira. Ele cursa mestrado em jornalismo na Griffith College Dublin, com foco em apuração de informações e produção de textos, mas já trabalhou em diversas áreas.  Atualmente é locutor na rádio 97.3 FM de Dublin  e editor de vídeo freelancer do canal Setanta Sports.
“O mercado da Irlanda é consideravelmente menor comparado com o do Reino Unido, mas é bastante movimentado” explica Thiago, citando uma das principais produções da TV americana do momento, Game of Thrones, da HBO, como uma das razões do aumento da demanda do mercado.

Thiago afirma que a Cásper oferece uma formação sólida, principalmente no que diz respeito à atuação em diferentes funções no mercado, desde áreas mais técnicas até produção. “Minha experiência de fazer um mestrado no exterior mostrou que a Cásper está no mesmo nível de instituições acadêmicas internacionais”, orgulha-se Thiago.