Na Semana de Comunicação Cásper Líbero 2017, evento que integrou os quatro cursos da graduação em palestras, oficinas e workshops, a gastronomia foi um ponto de encontro entre os temas abordados por Jornalismo e por Publicidade e Propaganda.
O crescimento do número de food trucks e os diversos festivais de comida mostram como a gastronomia vem ganhando espaço no nosso dia a dia, em páginas do Facebook, contas do Instagram e reality shows na televisão. Ao mesmo tempo, veículos jornalísticos tradicionais que falam sobre comida (em suas mais diversas formas) têm disputado espaço com blogs e vlogs. Seria essa uma nova realidade para a comunicação que trata do nosso paladar?
Palavras que tem gosto
Na Semana de Comunicação Cásper Líbero 2017, casperianos e casperianas foram provocados com a ideia de debater sobre assuntos que poucas vezes ocupam as primeiras páginas de um jornal, de uma revista ou de um site hard news. Só que, ao contrário do que alguns pensam, muitos têm “fome” de moda e de comida no jornalismo.
Como a gastronomia é um assunto menos abordado em comparação ao noticiário político, por exemplo, a Semana de Comunicação trouxe especialmente para debate, além de Isabela Serafim (Glamour) e Pedro Camargo (Elle) três casperianos especializados em jornalismo gastronômico para conversar:
✔️ Helena Galante – Editora de Cultura na Veja de São Paulo;
✔️ Túlio Silva – Produz o próprio conteúdo em “Pense comida”;
✔️ Paola Perroti – Redatora-chefe na Revista Gosto.
Os jornalistas, todos vindos da mídia tradicional, embora Túlio agora esteja focado em seus projetos individuais paralelos, falaram sobre a importância de saber como tratar de gastronomia. Salgados, doces, bebidas, são tão presentes no cotidiano do brasileiro (que tem tradição de ligar afeto à comida, como) que é fácil banalizar o tema. No entanto, segundo os convidados, tratar do paladar como algo corriqueiro está cada vez mais presente nas pequenas mídias.
Os três afirmam que o que deve ser feito é o aprofundamento de um tema quente ou pequenas resenhas críticas de um restaurante, food truck ou bistrô, desde que bem apurado.
“Crepioca foi a palavra mais procurada nos buscadores em um determinado mês do ano passado”, afirmou Túlio Silva. Ele acredita que os comunicadores devem “surfar” nessa onda e produzir conteúdos, cada vez mais multimídias, sobre o tema. Afinal, “temos que defender a moda e a gastronomia, porque, enquanto muitos pensam ser futilidade ou algo não importante, eles não se vestem e comem todos os dias?” Foi com essa frase que a Profa. Dra. Helena Jacob finalizou a mediação dessa palestra de Jornalismo.
Gastronomia em imagens
Para a Publicidade, a expressão “comer com os olhos” não poderia ser mais verdadeira, isso porque a imagem faz toda a diferença quando falamos de comida. A foto de um prato pode evidenciar as texturas do alimentos, ressaltar o frescor e até mesmo nos dar a noção da temperatura do alimento. Todos esses aspectos, quando se pensa em fotografia de alimentos, podem ser alcançados com técnicas e alguns truques.
O fotógrafo André Jung esteve presente na Semana de Comunicação Cásper Líbero 2017 ministrando a oficina “Descobrindo a fotografia de alimentos”. Ele ensinou aos casperianos e casperianas algumas técnicas para fazer boas fotos de alimentos, confira:
✔️ Ter domínio da iluminação é fundamental, pois é controlando a luz que você irá ressaltar os aspectos que quer destacar na foto;
✔️ Entender os aspectos técnicos do equipamento usado. Diferentes lentes produzirão resultados diferentes, essa é uma variável importante para a composição;
✔️ Cuidado com a produção, por exemplo, o tipo de louça que será usada e a manipulação do alimento são alguns cuidados que você precisa ter para manter o “frescor” da foto.