superinteressante-casper-libero

Casperianos visitam redações da Editora Abril | Crédito: Bianca Santana

O Núcleo Editorial da Faculdade Cásper Líbero é um órgão laboratorial formado por alunos que produzem as revistas Cásper, Esquinas e Imprensa. Em março, eles tiveram a oportunidade de visitar as redações da revista Superinteressante e do portal BrasilPost, ambas da Editora Abril.

Quem acompanhou os Casperianos foi a professora Bianca Santana, editora da revista Cásper. Segundo ela, a experiência tinha por intuito entender a organização do fluxo de produção nos dois casos e trazer para o Núcleo as boas práticas do mercado.

Em conversa com a jornalista Karin Hueck, uma das editoras da Super, os Casperianos conheceram os processos de elaboração da revista, desde informações sobre a tiragem até o fechamento. “Eles também se dividem entre arte e texto, é bem parecido com o que a gente faz aqui”, afirma Nathalia Gorga, do 3º ano de jornalismo. Sua colega Mariana Gonzales, do 2º anos de jornalismo, compara: “Lá, eles têm uma estrutura bem maior do que nossa. Ainda assim, temos que fazer uma coisa muito parecida com a deles”.

Já no BrasilPost, que faz reportagens exclusivamente digitais, conversaram com Tatiana Dias, editora de blogs, sobre a linguagem multimídia e a estrutura da redação. “Me chamou muito a atenção eles terem que fechar de 5 a 8 matérias por dia. Sei que a Internet é assim, mas é uma realidade muito diferente da nossa, que produzimos uma revista a cada dois, três e seis meses”, aponta Mariana. Os Casperianos também puderam conhecer as diretrizes do portal, a relação com outros produtos da Abril e as políticas internas. “O que eles fazem é muito criativo e, ao mesmo tempo, ativista”, observa Nathalia.