Por Cecília Marin, estudante de Jornalismo e representante discente na CPA (Comissão Própria de Avaliação)

De 29 de maio a 5 de junho, todos os estudantes da Faculdade Cásper Líbero poderão responder a uma pesquisa de avaliação dos professores da Instituição. A CPA (Comissão Própria de Avaliação), órgão responsável pela elaboração do estudo, trabalha para identificar as principais questões levantadas pelos alunos e, assim, realizar melhorias nos pontos necessários.

“Nós queremos melhorar o processo de ensino e aprendizagem constantemente. Este é o objetivo primordial da instituição. Queremos professores cada vez melhores”, diz a professora e presidente da CPA, Sônia Castino.

Imediatamente após a pesquisa, todos os professores recebem relatórios individuais e são estabelecidos planos de melhorias. Os resultados gerais são enviados à coordenação do curso, à direção e à gerência administrativa. Todo o conteúdo é também encaminhado ao MEC (Ministério da Educação) anualmente. Além disso, os relatórios ficam disponíveis na sala da CPA, no 5º andar, para aqueles que tiverem interesse em consultá-los.

A professora Castino explica que a preocupação da pesquisa não é “estabelecer ranking” dos professores.

“Não é uma avaliação punitiva, mas uma avaliação para o professor refletir sobre seu próprio fazer.”

Para responder ao questionário, são necessários 30 minutos, no máximo. Tudo pode ser feito pelo celular ou computador. Cada professor será orientado a ceder alguns minutos de sua aula para os alunos responderem a pesquisa em sala.

Em 2022, tivemos 684 respondentes, ou seja, 38,5% do total de alunos. A maioria dos professores foram bem ou muito bem avaliados. Nos últimos quatro anos, verifica-se um avanço na percepção positiva dos estudantes em relação ao corpo docente.

É muito importante que você responda a pesquisa e expresse sua opinião sobre a qualidade de ensino que a Faculdade está oferecendo. Somente assim, com sua contribuição, poderemos fazer da Cásper um lugar melhor.