A Faculdade Cásper Líbero tem entre seus pilares o aperfeiçoamento das habilidades e das competências profissionais, estreitando os laços entre a instituição de ensino e o mercado de trabalho. Assim, com o objetivo de potencializar as produções criadas pelos próprios alunos dentro da Faculdade, a Cásper Líbero lança o PODCÁSPER. O concurso visa incentivar e desenvolver novas produções nos formatos de podcast e videocast feitas por estudantes dos cursos de graduação (Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet; Relações Públicas) e/ou de pós-graduação da Cásper.

COMO O PODCÁSPER FUNCIONA?

A partir de 15 de janeiro de 2024, às 8h, até 22 de janeiro de 2024, às 23h59, casperianos podem fazer suas inscrições e propor a criação de programas ou quadros de programas jovens, criativos e inteligentes a serem produzidos com o apoio da Faculdade. Cada aluno deve formular inscrição individual, preenchendo o formulário abaixo e anexando proposta formulada pelo respectivo grupo, exclusivamente pela internet através do endereço eletrônico de e-mail [email protected].

O concurso PODCÁSPER contará com 5 etapas: concepção, seleção, produção, gravação e viabilização.

CONCEPÇÃO

Todas as propostas de produções devem seguir formatos possíveis de serem feitos em transmissões ao vivo sem edição posterior das gravações. Já os assuntos propostos devem se enquadrar em pelo menos uma das seguintes linhas temáticas:

• Comunicação como Profissão/Projeto de Vida;
  • Arte e cultura;
  • Esporte;
  • Humor;
  • Turismo jovem;
  • Universo geek.

Cada proposta deverá ter como responsáveis, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 6 (seis) estudantes da Faculdade Cásper Líbero por equipe, incluindo a atribuição de funções para pesquisa, pré-produção, roteiro e apresentação. Os grupos proponentes poderão ser mistos entre alunos de diferentes classes e/ou cursos.

SELEÇÃO

Após a concepção e o envio das propostas, uma comissão formada pela direção da faculdade, pelos coordenadores de cursos e por gestores de órgãos laboratoriais realizará a análise e a seleção dos projetos para a próxima fase: a produção. A Comissão reserva-se o direito de selecionar um mínimo de 2 (dois) e um máximo de 6 (seis) propostas. Para a seleção dos projetos, serão considerados os seguintes critérios:

• contribuição para o debate sobre a importância social da comunicação;
  • incentivo ao consumo de obras e projetos artístico-culturais e de entretenimento;
  • criatividade e inovação da escolha do tema e na definição do formato;
  • viabilidade de produção de acordo com a periodicidade proposta.

PRODUÇÃO E GRAVAÇÃO

Os projetos selecionados receberão apoio pedagógico, profissional, técnico e artístico da equipe da Rádio Gazeta Online e das coordenadorias de curso para a gravação de um episódio piloto de até 30 minutos de duração.

A gravação ocorrerá nas dependências da Rádio Gazeta Online equipada com todos os recursos necessários para gravação e transmissão de podcasts e videocasts:

• Bancada;
  • Tapadeiras;
  • Fundo verde de chroma key para cenário virtual;
  • Microfones;
  • Mesa de áudio;
  • Mesa de luz;
  • Câmeras de vídeo;
  • Equipamento Tricaster com mesa de corte de imagem, inserção de vinhetas, imagens de cobertura e letterings/caracteres.

Uma equipe formada por todas as coordenadorias de ensino da faculdade analisará e orientará, através de workshops, os pilotos produzidos. Para estas dinâmicas, serão também convidados ex-alunos ilustres dos cursos da Cásper.

Profissionais e professores de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Rádio, TV e Internet acompanharão os pilotos e os projetos para o desenvolvimento de mídia completo das propostas selecionadas. O acompanhamento e a orientação terão o objetivo de enriquecer as propostas com uma visão de realidade de mercado em comunicação e de possibilidades de viabilização e divulgação dos projetos.

VIABILIZAÇÃO

Após a etapa de produção dos pilotos, as produções serão exibidas na programação da Rádio Gazeta Online, desde que se alinhem nos critérios éticos e pedagógicos da programação da emissora, e disponibilizados no site da Rádio, com divulgação no site e nas redes sociais da Faculdade.

Os pilotos que se destacarem poderão se transformar em quadros ou até mesmo programas regulares (nos formatos de podcast e videocast) nas plataformas da Rádio Gazeta Online, mediante convite formal a ser oportunamente realizado.

Os participantes das gravações dos pilotos e das propostas que se viabilizarem como séries regulares poderão receber créditos de atividades complementares ou de extensão de acordo com o viés do projeto e o tempo de dedicação às etapas de realização.

FORMULÁRIO

Curtiu e quer participar? Preencha o formulário abaixo:

Exemplo: entrevista, mesa de conversa, comentário/análise, debate etc. Apresentadores, participantes fixos, convidados ou entrevistados (perfis e/ou critérios de escolha). Contextualizar se há quadros específicos.

Os dados preenchidos serão utilizados apenas para a Faculdade Cásper Líbero lhe dar retorno sobre o seu interesse no projeto PODCÁSPER. Não compartilharemos seus dados com terceiros. Consulte nossa Política de Privacidade.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Casperiano, aguardamos as suas ideias e contamos com a sua participação no concurso PODCÁSPER!