Projeto de pesquisa de marketing
Lye Prando

Descrição:

A Série Universitária foi desenvolvida pelo Senac São Paulo com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho. Os títulos abrangem diversas áreas, abordando desde conhecimentos teóricos e práticos adequados às exigências profissionais até a formação ética e sólida.
Projeto de pesquisa de marketing detalha a construção de um projeto de pesquisa de marketing e as variáveis que fazem parte desse processo. Entre os temas abordados, estão a importância da pesquisa como base para a tomada de decisões de marketing, além da definição dos elementos que a compõem, como o objetivo, a metodologia, a coleta de dados e amostragem, bem como os formatos de análise e apresentação dos resultados. O livro trata ainda das novas oportunidades metodológicas e do papel da internet nesses projetos, pontuando os principais tipos de pesquisa de marketing. O objetivo é proporcionar uma visão geral e específica sobre os processos de pesquisa, capacitando o leitor a elaborar um projeto de pesquisa de marketing.

Conversando com a professora, perguntamos como tinha sido o processo de criação do livro e como ela se sente com o lançamento.

“Na verdade, fechei contrato com o Senac para produzir conteúdo para uma disciplina do curso de pós graduação deles, que continha aulas, vídeos, provas e este livro, que é um e-book. A princípio este livro está disponível apenas para os alunos da pós graduação do Senac, ele está em processo de liberação interna e a previsão é de que esteja à venda para o público geral em 2019.

A experiência foi extremamente gratificante, trabalhosa e exigiu muito estudo, pesquisa e disciplina. A realização de um projeto como este me dá cada vez mais a certeza de que escolhi a profissão certa: professora e pesquisadora.”

Métodos de Pesquisa em Comunicação
Luís Mauro Sá Martino

Descrição:

Métodos de Pesquisa em Comunicação mergulha no cotidiano da pesquisa explorando desde questões metodológicas básicas como a criação de um Projeto de Pesquisa ou técnicas para conseguir dados, até aspectos práticos da vida acadêmica como planejar uma apresentação em um evento, se preparar para uma banca de defesa ou publicar seu trabalho. Em uma linguagem leve e dinâmica, com vários exemplos práticos, o livro mostra como transformar perguntas em resultados.

Luís contou um pouco do que você pode esperar em seu novo livro:

“O livro fala de tudo o que tem a ver com pesquisa. Desde como montar um projeto até a apresentação na banca – e como publicar seu projeto depois. Esse livro é pra todo mundo que faz pesquisa, da turma de iniciação científica até o pessoal do Pós-Doutorado.”

Cacofonia nas Redes
Capítulo “Solidão interativa em redes sociais: excitação e isolamento” – Fábio de Paula

Livro organizado por Lucia Santaella

Descrição:

No ano de 2017, o tema Cacofonia nas redes foi escolhido para os estudos do grupo de autores deste livro. Esse tema funcionou como um tiro na mosca. Naquele momento, estavam ainda engatinhando, em nosso país, as três palavras – fake news (notícias falsas), bolhas e pós-verdade – que, no decorrer de 2017, foram gradativamente se tornando moedas correntes de boca em boca até explodirem no mercado das ideias. A palavra “cacofonia”, o alarido de vozes em que se transformaram os ambientes das redes digitais, pode muito bem funcionar como uma síntese, um achado que este volume entrega à exploração do leitor para que, na sua leitura, possa encontrar sua própria voz.

O Prof. Me. Fábio de Paula nos contou que o capítulo escrito por ele fala sobre o oversharing e a necessidade de obter likes nas redes sociais, que traz um vazio existencial aos internautas. O isolamento parece ser preenchido pelas curtidas, mas na verdade só traz mais solidão.