O concurso Megacities Shortdocs é uma iniciativa para apoiar a produção de documentários curtos de sensibilização sobre os desafios e soluções urbanas. Na edição de 2016 foram selecionadas 11 cidades participantes: Nova Iorque, México, São Paulo, Paris, Cairo, Moscou, Deli, Manila, Seul, Xangai e Tóquio.
Eduardo Gatti, Casperiano do 4º ano de Rádio, TV e Internet, soube do concurso através do coordenador do curso, Roberto D’Ugo, e ficou interessado. Seu documentário foi o mais votado, de todos os inscritos, entre todas as megacidades participantes.
O projeto social MAIA, tema abordado no documentário, já era conhecido pelo Casperiano há um ano. Trata-se de uma inciativa, sem fins lucrativos, que atende crianças proporcionando inclusão social através do Jiu Jitsu, incentivando e promovendo mudanças socioeducativas em cidadãos. Com o concurso, surgiu a oportunidade de dar mais atenção à essa iniciativa e ajudar o projeto a conseguir apoio.
“(…) voltamos nossos esforços para a gravação de um documentário que contasse um pouco sobre essa iniciativa e os desafios que enfrenta. Nós sempre achamos o projeto importante, que merecia mais atenção da sociedade e acreditamos que o Megacities Shortdocs poderia proporcionar isso”. Eduardo Gatti do 4º ano de Rádio, TV e Internet.
O projeto levanta questões como a inclusão social proporcionada às crianças, mas não só isso. Para Eduardo há muita dedicação e amor envolvidos. “O Cabo PM Maia se dedica de corpo e alma para melhorar a vida das crianças e dos jovens que participam do projeto, ele não faz apenas o papel de policial e professor de Jiu Jitsu, ele também é um pai para eles e isso faz toda a diferença (…).
No Youtube, o vídeo já passa de 7 mil visualizações e mais de 1.500 curtidas. Com isso, o documentário já conquistou o “Public Prize” e está sendo transmitido nos festivais MegaCities ShortDocs em vários países.