O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero está lançando números especiais das revistas Líbero e Folios e o livro Comunicação e estudo e práticas de compreensão no contexto do II Seminário Brasil-Colômbia de Estudos e Práticas de Compreensão, que acontece na Faculdade de 6 a 9 de dezembro de 2016. Evento, livro e revistas são desdobramentos do projeto de pesquisa “A compreensão como método”, coordenado pelo Prof. Dr. Dimas A. Künsch na Faculdade Cásper Líbero e pelo Prof. Dr. Raúl Osório Vargas na Facultad de Comunicaciones da Universidad de Antioquia (Medellín, Colômbia), onde a revista Folios é editada.

O convênio entre as duas faculdades de Comunicação, firmado no final de 2015, é um divisor de águas para a Cásper Líbero por ser o primeiro estabelecido com outro país da América Latina. Antes disso, o contato se deu unicamente com universidades europeias, como a Université Paris-Sorbonne (França), a Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) e a Libera Università di Lingue e Comunicazione em Milão (Itália). “É um marco”, reitera o Prof. Dr. Roberto Chiachiri, vice-diretor da Cásper Líbero. Internacionalizar, em suas palavras, é a vontade e a obrigação da instituição brasileira.