Revista Comtempo

Vol. 6, nº 1 – 2014

Resumo

Este artigo analisa a reelaboração da identidade nacional, especialmente na forma do dualismo cidade e campo, realizada pelo filme Central do Brasil (Walter Salles, 1998), a partir da teoria pós-moderna. Para traçar os pontos de contato entre o filme e a estética pós-moderna são buscadas as reflexões de Frederic Jameson (1996, 1998), David Harvey (2005), Renato Pucci Jr. (2008) e Robert Stam (2005, 2010). A análise semiótica do corpus se apoia nas definições de Ismail Xavier (2003), Lúcia Nagib (2003, 2006) e Ivana Bentes (2007). São identificados os procedimentos estéticos pós-modernos que o objeto articula, como o recurso da sobre-citação (Aumont, 2007), os aspectos metalinguísticos e o hibridismo estilístico.

Palavras-chave: Central do Brasil. Identidade nacional. Estética pós-moderna. Cidade. Campo.

 

Leia o artigo completo

Artigos

[mini cat=”artigos-comtempo” n=2 excerpt=”show” thumbs=”true”]

Editoriais

[mini cat=”editorial-comtempo” n=2 excerpt=”show” thumbs=”true”]

Relacionados

[mini cat=”revistas” n=2 excerpt=”show” thumbs=”true”]