O Teatro Cásper Líbero foi palco, na terça-feira, 23 de setembro, de mais um Literatura Cásper, evento preparatório para o Vestibular 2015. O tema dessa palestra foi a obra naturalista de Jorge Amado, Capitães da Areia.
O professor de técnicas de redação para o curso de jornalismo e vice-diretor da Faculdade Cásper Líbero, Welington Andrade, explorou a chamada geração de 1930 na literatura, que, segundo Antonio Candido, formou os primeiros escritores a “apalpar o Brasil”, ou seja, retratá-lo mais a fundo.
No romance, Jorge Amado apresenta um projeto de utopia, de reinvenção do Brasil. A representação das crianças demonstra um país plural e multifacetado, com oposições complementares, os capitães, ao mesmo tempo em que são criminosos, têm traços heroicos. A obra é dramática e épica, tendo como características principais a consciência social e o engajamento.
Welington ainda falou sobre o que é esperado para a redação do vestibular. “Nossa redação exige uma produtividade discursiva tradicional”, o ideal é que os candidatos não coloquem seus conhecimentos em formas e sejam críticos, “crítico é alguém que entra em crise com um sentido pré-estabelecido”, explica o professor.
Assista à palestra completa: