INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar
Crédito: acervo pessoal

Crédito: acervo pessoal

O Casperiano Rogério Accorsi Franco, de 47 anos, é gerente geral de relações públicas e imprensa da Citroën do Brasil. Formado pela Faculdade Cásper Líbero em 1998, o RP também cursou a pós-graduação lato sensu em comunicação social na instituição, no ano seguinte.

Rogério contou que a ligação com automóveis é um elemento essencial na sua carreira. Tanto é que todas as empresas pelas quais passou pertencem ao ramo. “Sou RP, mas sou mais apaixonado por carros, que são muito mais do que a soma de aço, vidro, borracha e plástico. Um carro é paixão, é comunicação, liberdade, emoção, moda, comportamento, linguagem, técnica, precisão, prazer”.

Em 1992, o RP prestou concurso e começou a trabalhar na Companhia de Engenharia de Tráfego, a CET, na área de treinamento e educação do trânsito. “Lá, tive oportunidade de entender melhor o trânsito e a indústria automotiva”. Em 1995, o professor Newton Claret, então coordenador de relações públicas da Cásper Líbero, indicou Rogério para um estágio na assessoria de imprensa da FIAT. Ele conseguiu a vaga e deixou sua carreira como concursado na CET. Um ano depois, foi contratado como assessor de imprensa e permaneceu no cargo até 2002, quando foi para a Citroën.

“Oportunidade todo mundo tem, mas quantos estão dispostos a abrir mão de uma série de coisas para seguir uma carreira?”, questiona Rogério, que acredita que o caminho do sucesso é o mais longo e árduo, mas também o mais concreto. O Casperiano também falou sobre a importância da faculdade na construção de sua carreira: “a Cásper na minha vida foi fundamental por ser uma instituição sólida, moderna, que antecipa as tendências do futuro com grande seriedade e tem um corpo docente bastante capacitado”.

Hoje, na Citroën, trabalha, entre outras coisas, com releases, produção de vídeos e fotografias, ações com a rede brasileira de 160 concessionárias e parcerias com o 3º setor, como Banco de Alimentos e a Fundação Xuxa Meneghel. Também afirma que a Citroën “acredita muito na importância atual e futura do automóvel, desde que haja uma visão responsável da mobilidade, com soluções inteligentes”.

O profissional de hoje

Rogério acredita que dentre os elementos que um profissional precisa ter para construir sua carreira, um deles se destaca: “o universo profissional é competitivo, exige muito da gente […] se você não tiver paixão, fica muito mais difícil superar os obstáculos do dia a dia”.

Ele também aponta que, embora o mundo esteja cada vez mais digital, deve-se presta atenção ao que é concreto e humano. “Precisamos seguir desenvolvendo a capacidade de relacionamento interpessoal e valorizar elementos como determinação, capacidade de concentração, persistência e otimismo de um profissional. As empresas têm diminuído os níveis hierárquicos, o que concentra muitas atividades nas mãos de poucos, exigindo cada vez mais dedicação e tempo. Para que isso aconteça de forma competente, é preciso colocar sua energia naquilo, porque uma empresa exige uma relação intensa e direta”.