Resumo: A música produzida no Brasil nos últimos anos do século XX e primeiros anos do século XXI transformou-se em produto vendável para a grande massa. E isso está presente desde a relação artista/mídia, a relação com o mercado fonográfico, até os meios de distribuição do material produzido.  Diante de tudo isso, este artigo tem como objetivo principal cartografar as regiões brasileiras e suas explosões musicais e midiáticas, sob uma perspectiva crítica. E comparece neste artigo, como ponto de partida, a reflexão do livro “A Sociedade do Espetáculo”, de Guy Debord, centrado na crítica sobre a linguagem e a forma-mercadoria.

Palavras-chave: Música Massiva. Indústria Cultural. Sociedade do Espetáculo.

 

Marlise Borges é Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), onde desenvolveu pesquisa em Comunicação e Cultura. Atualmente é Pós-doutoranda junto ao grupo de pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo, do programa de pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero – SP.