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Resumo: O objetivo deste artigo é fazer uma análise de como as corporações estão lidando com o aplicativo WhatsApp com seus funcionários, recurso este muito utilizado nos smartphones neste início do século pela população, tanto nacional quanto internacionalmente. Poder-se-ia dizer que é um fenômeno da cultura digital que assola o mundo. Nossa hipótese reside que, as formas de comunicações elaboradas neste aplicativo estão arquitetadas e direcionadas cada vez mais a conteúdos espetaculares para reter a atenção e “entorpecer” esses funcionários. Para a elaboração do estudo propõe-se, uma interlocução com textos de Guy Debord, Gilles Deleuze e Jonathan Crary e a realização de uma pesquisa de campo com universitários e funcionários dos quais possuem o aplicativo e que estão convivendo com este fenômeno em suas empresas.

Palavras-Chave: Cultura Digital; WhatsApp; Envolvimento; Espetacularização; Controle.

 

Synesio Cônsolo Filho é Pesquisador, Professor Universitário, Doutor em Ciências Sociais/Comunicação Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Membro do Grupo de Pesquisa: Comunicação e Sociedade do Espetáculo da Faculdade Cásper Libero. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de Comunicação e Artes – ECA da Universidade de São Paulo – USP e Administração em Serviços pelo Centro Universitário Ibero-Americano.  Possui os Cursos de Bacharelado Comunicação Social com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e Comunicação Social com ênfase em Propaganda e Publicidade pela Universidade Nove de Julho.

 

Angeles Treitero Garcia Cônsolo é Pesquisadora. Professora do Ensino Superior da Educação Presencial e a Distância. Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em: Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Graduação em Gestão de Processos Comunicacionais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Especialização em Língua e Literaturas Espanholas pelo Centro Universitário Ibero-Americano (UNIBERO). Especialização Lato Sensu – área de concentração: Comunicação e Mercado – pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Bacharel em Comunicação Social – pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).