Resumo: O propósito deste artigo será fazer uma análise da linguagem publicitária presente nos retratos e autorretratos do Facebook, conhecidos também como selfie de grupo e selfie, respectivamente. Para cumprir tal finalidade, primeiramente farei uma relação de elementos presentes na pintura a óleo da sociedade oitocentista, que foram perspicazmente herdadas pela publicidade, e que estão presentes nas imagens postadas no Facebook. Em seguida, abordarei a influência da publicidade nos (auto)retratos da rede social sob a ótica da indústria cultural, da sociedade do espetáculo e do narcisismo, conceitos estes introduzidos por autores da Teoria Crítica da comunicação.

Palavras-chave: Facebook; publicidade; indústria cultural; espetáculo; narcisismo

 

Fábio del Nero é Mestrando em comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Formado em Publicidade, Propaganda e Criação pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, trabalhou durante mais de 10 anos com a comercialização de espaço publicitário em empresas como Globosat Programadora e Folha de São Paulo. Pesquisa assuntos relacionados ao Facebook e a redes sociais em geral, inteligência artificial, regulamentação e democratização da internet.