A acessibilidade visual de curtas-metragens de animação em mídias locativas
Adriano Chagas – UFF

Resumo
Este trabalho pretende ampliar o debate sobre a realização de produtos audiovisuais voltados para o consumo em dispositivos móveis. Busca-se evidenciar as estratégias e referências visuais que proporcionariam comunicabilidade integral ao objeto de estudo: os curtas-metragens finalistas da categoria animação da edição 2014 do Festival Celucine. O suporte teórico da pesquisa surge nos estudos de Rudolf Arnhein, Jacques Aumont, Antonio Gomes Penna, Lucia Santaella e Amanda D. Lotz. Propõe-se uma investigação sobre os limites do ato de criar na contemporaneidade e, ainda, se esta ação estaria condicionada ao universo das pequenas telas.
Palavras-chave: Audiovisual. Convergência. Mídias móveis. Animação. Espectatorialidade.


Ser enquanto agir: clanessas e suas modalidades de ação
Arthur Guedes Mesquita – UFMG

Resumo
Durante a 14ª edição do Big Brother Brasil, o surgimento do fandom Clanessa, grupo de fãs conformado a partir do relacionamento das participantes Clara e Vanessa, foi capaz de determinar os rumos do jogo. A vontade de não somente acompanhar o cotidiano das participantes, mas de criar vínculos com outros sujeitos que se engajaram em torno do mesmo objeto de adoração explicitam práticas, geralmente, atribuídas a um comportamento fanático. No entanto, as movimentações destes indivíduos podem ser caracterizadas também como pertencentes a outros processos gregários. Fãs, fandoms, comunidades, agrupamentos, públicos e audiências não representam grupos de limites enrijecidos e pré-determinados, mas fluxos de movimentação que existem quando sujeitos agem como tais. Trata-se de modalidades de ação.
Palavras-chave:
BBB. Clanessa. Fandom. Comunidades. Públicos.


O processo de identificação do profissional de comunicação nas organizações em tempos do trabalho imaterial
Bruno Carramenha – Cásper Líbero

Resumo
O artigo investiga como o trabalho imaterial tem causado influência no processo de identificação dos profissionais de comunicação nas organizações. A partir de pesquisa de campo com esses profissionais, buscou-se identificar o quanto o conhecimento, imperativo na indústria do imaterial, influencia no reconhecimento desse profissional na organização em que atua. Os resultados apontam para um cenário que demonstra alta informalidade no estabelecimento das áreas de Comunicação nas organizações, que agrava um problema de identificação do profissional, sobre ser estratégico ou operacional, tornando questionável o valor de seu capital imaterial.
Palavras-chave: Comunicação com Empregados. Comunicação Corporativa. Identidade. Trabalho Imaterial. Processos Midiáticos.


A espetacularização da sustentabilidade na era do capital imaterial

Eduardo Brandão Ornelas – Cásper Líbero

Resumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar de forma crítica, à luz da “sociedade do espetáculo” e do conceito de capital imaterial, a utilização da noção de “sustentabilidade” como ativo econômico pelas grandes corporações. Diante da recente valoração social de ações que contribuem para a preservação do meio-ambiente, muitas empresas têm divulgado práticas supostamente empenhadas com a causa ecológica. Por outro lado, se for detectado simulacro ou “Greenwashing” (“maquiagem verde”), por exemplo, a “boa imagem” pública gerada em um primeiro momento – adequada ao espetáculo das mídias-, pode-se transformar em perdas efetivas e caos à empresa. Para ilustrar essas discussões, faz-se uma análise do salgadinho “Fandangos-Eco”, lançado em 2009 pela Elma-Chips. Dentre os principais autores utilizados, é de se nomear Milton Santos, Karl Marx, André Gorz, Manuel Castells, Jean Baudrillard e Guy Debord.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Consciência ecológica. Modo de produção capitalista. Liberal. Marxismo.