INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Por uma filosofia da comunicação – o pensamento comunicacional de Michel Serres
Carlos Fernando Leite – Uniso

Resumo

Este trabalho pretende-se uma análise de algumas obras do filósofo Michel Serres, representante do pensamento francês contemporâneo, e uma das referências no pensamento comunicacional mundial. Dada sua inerência à existência humana, a comunicação faz-se sugestiva à análise, da perspectiva da Filosofia. Com a análise, espera-se ampliar a compreensão conceitual acerca da utilização da Filosofia da Comunicação – sua especificidade, possibilidade, necessidade e atributos específicos, em relação a outros recortes – pelos estudiosos brasileiros e o entendimento acerca da própria comunicação, material e conceitualmente; como também, entender a nova subjetividade, proporcionada pela(s) tecnologia(s) – a quem Serres chama hominescente – em suas relações, em todos os aspectos.

Palavras-chave: Comunicação. Cultura. Conhecimento. Filosofia. Michel Serres.


Educação inclusiva, representação afro e políticas públicas: alteridade e igualdade em contextos globalizados
Fernanda de Araújo Patrocinio – UFSM

Resumo

As políticas públicas afirmativas desempenham importante papel social, dando protagonismo aos indivíduos marginalizados. Neste trabalho, tais políticas são vistas em produtos editoriais didáticos. Através de uma revisão teórica, o objetivo é pensar acerca das disparidades socioculturais relacionadas à globalização, à etnicidade e à africanidade, dentro de uma sociedade cujo racismo é institucionalizado. Serão usados os conceitos de Boaventura de Souza Santos (2007), Milton Santos (2001) sobre globalização, além de Erving Goffman (1963) e Nestor Garcia-Canclini (2005) acerca de estigma, alteridade e relação entre iguais e diferentes.

Palavras-chave: Políticas públicas. Alteridade. Estigma. Globalização. Empoderamento.


Amazônia brasileira e indígenas na revista der spiegel: representação e estereótipo no jornalismo internacional
Helena Lívia Dedecek Gertz – UFRGS

 Resumo

Este artigo pretende analisar duas reportagens que compõem uma série sobre a viagem à Amazônia de um correspondente da revista alemã Der Spiegel no Brasil. O objetivo é conhecer como a região e seus habitantes, em especial os indígenas, são representados. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se o protocolo de Análise de Cobertura Jornalística de Silva e Maia (2011). O norte teórico, na área de comunicação internacinoal, traz, entre outros, os aportes de Ginneken (1998) e Natali (2007). Os resultados apontam que, nas 22 páginas de reportagem, não se veiculam apenas imagens estereotipadas, mas também se promove escárnio sobre as pessoas e situações retratadas.

Palavras-chave: Jornalismo internacional. Representação. Estereótipo. Amazônia. Indígenas.


“Roque Santeiro” e a ditadura militar brasileira em três atos: a política por trás das telas
Laura Mattos Soares Quintas – USP

Resumo

“Roque Santeiro” é uma obra em três atos, que traz à tona início, meio e fim da ditadura militar. No primeiro ato, a peça “O Berço do Herói”, de 1965, é censurada. Em 1975, em segundo ato, versão para a Globo, nomeada “Roque Santeiro”, torna-se a única novela inteiramente censurada no país até então. Em 1985, vai ao ar. Nesse terceiro ato, considerada símbolo da abertura, enfrenta seguidos cortes. Duas mil páginas da Censura e do SNI, reportagens, cartas, entrevistas e um diário do autor são a base desta pesquisa, guiada pelos trabalhos de Marcos Napolitano e Marcelo Ridenti, que mostra a obra como reveladora de um período histórico do país.

Palavras-chave: Roque Santeiro. Censura. Telenovela. Ditadura. Dias Gomes.


Canal da cidadania: desafios e oportunidades
Economia política da comunicação massiva e tv comunitária no brasil
Cinthya Pires Oliveira – UFF

Resumo

Com a evolução das TICs, busca-se gradual desenvolvimento da TV Pública Brasileira com intuito de estimular a participação de comunidades, formar cidadãos e consolidar a democracia. Diante deste complexo panorama, este artigo abordará a influência da economia política de comunicação no desenvolvimento das TVs Comunitárias, sendo o objeto de estudo a iminente inauguração do Canal da Cidadania (TV Comunitária regulamentada em sinal aberto digital). Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica baseada nos estudos de César Bolaño, Valério Brittos, Martín-Barbero e Denis de Moraes, dentre outros.

Palavras-chave: TV Comunitária. Cidadania. Economia Política. Regulação.