Informações Gerais
Local: Salas 8 e 9 - 3º Andar (25/09 - Sala Aloysio Biondi – 5º Andar)
Nos dias 25*, 26, 27 de setembro (segunda a quinta-feira)
*25 de setembro de 2017, Sala Aloysio Biondi, 19h (Conferência de Abertura)
Manhã – 08h30 às 11h30
Noite – 19h30 às 22h30
Descrição
Nos dias 25, 26 e 27 de setembro a Faculdade Cásper Libero realiza seu 14º Fórum de Pesquisa.
O evento é promovido pelo Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) e a Pós-Graduação em Comunicação da Cásper e é voltado para difundir e abrir espaços de discussão no campo iniciação científica.
A abertura do evento ocorrerá com a presença da Profa. Dra. Mônica Rebecca Ferrari Nunes (PPGCOM-ESPM), pesquisadora de memória, comunicação e consumo na palestra: “Comunicação, cultura e cotidiano: a pesquisa do dia-a-dia”.
Mônica é autora de pesquisas e livros sobre comunicação e culturas juvenis e recentemente lançou “Cosplay, steampunk e medievalismo” pela editora Sulinas.
Baixe o Caderno de Resumos e confira, abaixo, a programação completa do evento
25/9 (Segunda-feira)
Noite: 19h30 - Abertura do Evento
Palestrante: Profa. Dra. Mônica Rebecca Ferrari Nunes
Docente e Pesquisadora e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo, PPGCOM- ESPM, SP, vinculada à Linha de Pesquisa Lógicas da Produção e Estratégias Midiáticas Articuladas ao Consumo. Líder do Grupo de Pesquisa em Memória, Comunicação e Consumo, MNEMON (Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq/PPGCOM ESPM). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) com formação complementar na École des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, Paris, França, e também na Université Paris VIII, Saint-Denis, França. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Bacharel em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988). Atua no Centro de Estudos da Oralidade (CEO-PUCSP). Autora de livros, artigos, comunicações (nacionais e internacionais) e conferências na área de Comunicação, trabalhando a interface: lógicas e estratégias da produção midiática/culturas do consumo/ processos de memória/cenas da cultura contemporânea. Participa de conselhos consultivos de Periódicos Científicos na área de Comunicação e atua como parecerista ad hoc na FAPESP. Membro da INTERCOM e da IASPM-AL.
26/9 (Terça-feira)
Manhã: 8h30 às 11h30
Mesa 1: "Comunicação, Cultura e Visualidades"
Mediador: Profª Drª Simonetta Persichetti
Apresentação dos Trabalhos:
- Diversidade sexual na publicidade (Tatyane Nunes)
- Vivian Maier: um fenômeno midiático? (Carolina Moraes Sanches)
- Discursos estéticos da construção de Brasília através da fotografia (Afonso Henrique Marangoni)
- Fotojornalismo, Roland Barthes, imagem de guerra, choque (Maria Eugênia Batista)
- As três mulheres: construção do feminino e da feminilidade em Grey’s Anatomy (Juliana Gritti)
- Desastres privados em câmera lenta: Memória e estética em Diane Arbus (Gabriel Azevedo)
Mesa 2: "Comunicação, Cultura e Espetáculo"
Mediador: Prof Dr Claudio Novaes Coelho
Apresentação dos Trabalhos:
- O Espetáculo e a Comunicação Política do Movimento Zapatista (EZLN) (Prof. Dr. Alexander Maximilian Hilsenbeck)
- Mídia, política e espetáculo (Luisa Desiderio)
- O teatro de cultura popular e a comunicação: a trajetória da Companhia da Tribo (Giulia Garcia)
- Do anonimato a uma marca de sucesso (Mariane de Pinho)
- Responsabilidade social como estratégia de gestão de crises: estudo das interfaces entre narrativas organizacionais, opinião pública e reputação (Prof. Dr. Sérgio Andreucci)
Mesa 3: "Estudos Culturais Aplicados a Pesquisa em Comunicação e Memória Social: O Círculo da Cultura como Instrumental Analítico"
Mediador: Profª Drª Ana Luiza Coiro
Apresentação dos Trabalhos:
- A leitura literária e a formação em Comunicação (Profa. Dra. Mei Hua Soares)
- Corpo docilizado: uma análise da relação macho-fêmea e a imposição da feminilidade sobre os corpos tecnológicos (Cecília Marins de Abreu)
- Gritaram-me morena, mulata, parda: a jornada da mulher negra na construção da sua identidade (Beatriz Magalhães Delmontes de Oliveira)
- As Mulheres nos Videoclipes Árabes (Letícia de Sousa Campos Sento Sé)
Bolinho de Iansã x Bolinho de Jesus: uma análise do conflito religioso entre as vendedoras de acarajé (Rafaela Abud Putini)
Mesa 4: "Comunicação e Acessibilidade"
Mediador: Prof. Dr. Marcelo Santos
Apresentação dos Trabalhos:
- Engajamento de Stakeholders no contexto da sustentabilidade: contribuições do modelo de relações públicas PARC de Stanley Deetz (2009) para as diretrizes GRI G4 e a norma ISO 26000 (Profa. Ms. Ágatha Camargo Paraventi)
- Mapeamento da produção brasileira na Área de Comunicação sobre algoritmos/filtros-bolha: uma análise de materiais publicados entre janeiro de 2012 e março de 2017 (Fernando Lucarevschi)
- Mapeamento do impacto da linguagem transmidiática nos núcleos de teledramaturgia das emissoras e produtoras brasileiras (Julia Saidel)
- Recriações sonoras de Abaporu: experimentando novos conceitos e metodologias para a audiodescrição de obras de arte (Bárbara Ferreira Barros)
- “Fatos alternativos” e mediação institucional: desafios para a atividade de relações públicas no século XXI (Profa. Dra. Else Pereira)
27/9 (Quarta-feira)
Manhã: 8h30 às 11h30
Mesa 5: "Cultura do Ouvir e Ambientes Comunicacionais"
Mediador: Prof. Dr. José Eugenio de Oliveira Menezes
Apresentação dos Trabalhos:
- Comparabilidade e Neutralidade? A lógica dos indicadores sociais oficiais produzidos no Brasil e possibilidades de uso (Prof. Dr. Jefferson)
- Via streaming ou por download: o universo da Rádio Vozes no contexto das Webradios (Bruna Fadel)
- O lugar das “novas mídias” e das “cultural techniques” no pensamento comunicacional contemporâneo (Prof. Dr. Liráucio Girardi)
- Nerdcast: conteúdo, cotidiano e a perspectiva do ouvinte (Carla Cristina dos Santos)
- A ERA DO PODCAST
Uma reflexão sobre o potencial do mercado de podcast no Brasil (Profa. Ms. Filomena)
Mesa 6: "Tecnologias Digitais: Tempo e Linguagem"
Medidador: Prof Dr Antonio Roberto Chiachiri e Profª Drª Maria Candida de Almeida Castro
Apresentação dos Trabalhos:
- A influência da glitch art no desenvolvimento de narrativas verbais nas tecnologias contemporâneas (Prof. Dr. Rodrigo Morais)
- Comunicação digital e a cultura participativa nas mídias sociais digitais: Estudo de caso da empresa Avon (Beatriz Lopes Lazlo)
- SKOL Reposter e a imagem da mulher na publicidade (Camila de A. L. Custódio)
- Entre a oralidade e a escrita: formas de comunicar e resistir dos povos
indígenas no Brasil (Victoria Franco Martins Barreira)
- Entre a oralidade e a escrita: formas de comunicar e resistir dos povos
indígenas no Brasil (Victoria Franco Martins Barreira)
- Timeline: novos modos de pensar e fruir a comunicação em ambientes de mídias sociais – uma abordagem semiótica e sistêmica (Profa. Dra. Candida Almeida)
Mesa 7: "Genealogia dos Conceitos nas Teorias da Comunicação"
Mediador: Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino
Apresentação dos Trabalhos:
- Marca, Identidade e Apropriação – A lógica do consumo de opiniões (Guilherme Assen Soares de Moraes)
- Enquadramentos do sorrir como tentativa microcomunicacional (Fabíola Balaratti Chechetto)
- BELEZA VENDE LIMPEZA? Estética da comunicação em propagandas de produtos não cosméticos (Victória Prieto Amá)
- Couture Is An Attitude": A Estética Comunicacional de Jeremy Scott na Moschino (Rafaela Artero)
- A Fotografia publicitária frente aos novos desafios comunicacionais na
Contemporaneidade (Profa. Dra. Camila Garcia)
Mesa 8: "A Compreensão como Método, suas Teorias e Práticas"
Mediador: Prof. Dr. Dimas A. Künsch
Apresentação dos Trabalhos:
- Lembranças da Quinta Dimensão o seriado Além da Imaginação na memória de seus espectadores (Prof. Dr. José Augusto Dias Júnior)
- Compreensão: suas práticas e teorias (Julia Gravalos Benini)
- Epistemologia do Afeto em Cremilda Medina e Muniz Sodré (Guilherme Martins Batista)
- Tecnologia, velocidade e jornalismo:
Tensões e possibilidades da produção de reportagem em ambientes digitais (Profa. Dra. Michelle Prazeres)
Público
Estudantes (Pós-graduandos, mestrandos, Relações Públicas, Rádio, TV e Internet, Publicidade e Propaganda e Jornalismo) e profissionais de Comunicação, bem como demais interessados nos temas.
Inscrições: Alunos da graduação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e RTVI), pós-graduação e mestrado devem enviar previamente um e-mail com seu nome, RA, turma e as mesas escolhidas para participar para
[email protected]. Público externo deve enviar nome completo, RG, instituição que representa e as mesas escolhidas para participar para
[email protected]. Feito isto, aguardar a confirmação de inscrição.