Informações Gerais
Local: Faculdade Cásper Líbero
De 16 a 18 de outubro
Manhã e noite, conforme a programação
Link para inscrição: https://www.eventbrite.com.br/e/iv-forum-academico-de-estudos-ludicos-fael-tickets-38108336059
Descrição
A Faculdade Cásper Líbero em parceria com a Rede Brasileira de Estudos Lúdicos, promovem o IV Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos (FAEL). O evento traz como proposta ser um encontro lúdico-acadêmico voltado a discutir às linguagens do jogo, do brincar e outros temas correlatos.
De 16 a 18 de outubro, em São Paulo, o evento reunirá profissionais, estudantes, pesquisadores e interessados em geral para apresentar trabalhos, discutir novos caminhos e fazer contatos, trazendo apresentações artísticas, acadêmicas, oficinas e mesas-redondas.
Sobre o evento
Tudo começou com um Laboratório de Ludologia e Desenvolvimento, projeto voluntário de pesquisadores e alunos da área de jogos em São Paulo. A partir dele, surgiu o Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos, realizado pela primeira vez em 2014, na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas).
O evento segue o formato idealizado por Valdir Barzotto (USP), Ernane Guimarães Neto e Lisiane Fachinetto (então docentes na FMU): participação discente, docente e profissional em condições de igualdade. Além disso, desde o início, o FAEL tem como premissa a interdisciplinaridade: não se restringe aos jogos digitais, buscando colaboração dos conhecimentos de brinquedos, pedagogia, etc.
O segundo FAEL ocorreu na FATEC-SP de Americana, ampliando a rede lúdica que daria origem à Rede Brasileira de Estudos Lúdicos. Essa associação sem fins lucrativos foi fundada em 11 de setembro de 2016. A REBEL (Rede Brasileira de Estudos Lúdicos) passou a ser responsável pela organização do FAEL, que teve sua terceira edição em novembro de 2016 na FATEC-SP de Tatuí.
Além de organizar o FAEL, a REBEL (Rede Brasileira de Estudos Lúdicos) dedica-se à defesa das causas lúdicas, como a diminuição dos tributos sobre jogos e a ludificação como forma de melhorar o mundo.
Confira a programação
Teatro Cásper Líbero
16 de outubro (segunda-feira)
18h: Stand up comedy (aquecimento), com Michel Weber
18h30: Cerimônia Oficial de Abertura
19h: Mesa 1 - O jogo através das idades, com Edgard Gouveia Jr., Flamínia Lodovici e Lucy Raposo / Mediação: Fernando Tsukumo
17 de outubro (terça-feira)
15h: Fala que eu não te escuto (aquecimento), com Claudio Thebas
16h: Mesa 2 - Pesquisa e produção na graduação, com Alexandre Vieira Silva, David Oliveira Lemes e Valdir Barzotto / Mediação: Lisiane Fachinetto
19h: Mesa 3 - Gênero em jogo, com Izadora Perkoski, Letícia Rodrigues e Luiza Coppieters / Mediação: Pá Falcão
18 de outubro (quarta-feira)
18h: Fritura Livre (aquecimento), com Ronaldo Crispim
19h: Mesa 4 - Ludificação do Mundo, com Carlos Seabra, José Ricardo Grilo e Jerônimo Bittencourt / Mediação: Ernane Guimarães Neto
21h30: Encerramento Oficial
Oficina: 16 a 18 de outubro (segunda-feira a quarta-feira)
Local: 5º andar + Laboratório | Horário: das 9h às 12h
Jornalismo de Games, com Tiago Mota (30 vagas)
OFICINA - Análise de jogos para jornalismo
Em atividade prática, o jornalista Tiago Mota apresenta elementos de game design e narrativa audiovisual, com o objetivo de desenvolver a crítica e a redação sobre jogos.
Sessão técnica: 17 e 18 de outubro (terça-feira e quarta-feira)
Local: Sala Aloysio Biondi | Horário: das 9h às 12h
Apresentação de Trabalhos Selecionados (100 vagas)
Sessão Técnica 1 (17 de outubro, 9h)
Coordenação: Mário Madureira Fontes
AS OBRAS DE ARTE DIGITAIS: UM ESTUDO DOS JOGOS DIGITAIS DO GÊNERO ART GAMES
Letícia da Silva Ramos Ferreira
O CASAMENTO DE TEMA E MECÂNICA
Ernane Guimarães Neto
ROTEIRO PARA JOGOS: TRANSPOSIÇÃO DOS MÉTODOS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA OS GAMES
Selene Hammer Queiroz Pinheiro
Lisiane Fachinetto
GOL DE SAIA
Claudia Martini
Sessão Técnica 2 (18 de outubro, 9h)
Coordenação: Lisiane Fachinetto
DUOLINGO: O USO DO LÚDICO PARA O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Ana Carolina Cabral
Luís Carlos Petry
UTILIZAÇÃO DE GAMIFICAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE APOIO AO APRENDIZADO DE ALGORITMOS
Gustavo Reis Rocha Pitta Travnik
Giuliano P.M. Giglio
IMERSÃO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO PARA PROJETOS LÚDICO-EDUCACIONAIS
Felipe Neves de Almeida
Fabio Cantarim Melo
OS JOGOS SÉRIOS COMO ESTÍMULO DE PENSAMENTO CRÍTICO: U-SATISFIED, UM ESTUDO DE CASO
Renato Innocenti
Ernane Guimarães Neto
Público
Estudantes (Pós-graduandos, mestrandos, Relações Públicas, Rádio, TV e Internet, Publicidade e Propaganda e Jornalismo) e profissionais de Comunicação, bem como demais interessados nos temas.
Inscrições: Clique aqui e selecione as atividades em que deseja participar.