Informações Gerais

12 de agosto a 28 de outubro (todos os sábados)

9h às 13h

E-mail para inscrição: [email protected]

Descrição

Para os estudantes de jornalismo da Cásper interessados em aprender mais sobre jornalismo relacionado à saúde e à medicina será oferecido o curso “Jornalismo e Medicina” como parte do doutorado da professora Tatiana Ferraz. O curso contará com aulas específicas ministradas por médicos e especialistas interessados em aprimorar a relação jornalista/profissional da saúde. O objetivo é descobrir maneiras de "traduzir' melhor ao público informações relacionadas a doenças, epidemias, campanhas de prevenção e os perigos das falsas notícias relacionadas a medicamentos e alimentação.

O curso será realizado na própria Cásper terá a duração de 10 sábados a partir do dia 12 de agosto. O certificado será concedido aos alunos que obtiverem pelo menos 75 por cento de presença. Como trabalho final será pedida uma reportagem multimídia relacionada à medicina baseada em evidências.

 

Ementa do Curso Jornalismo e Medicina

Datas: 10 Sábados das 9h ás 13h, com um intervalo

Agosto: 12 / 19/ 26

Setembro:  2 / 16 / 23 / 30

Outubro:  7 /21 / 28

Certificado apenas para quem frequentar 75% do curso (2 listas de presença: 9h e 11:30)

Trabalho final : Reportagem multimídia sobre medicina baseada em evidências – nota do trabalho no certificado

Critérios de avaliação: Utilização dos conceitos utilizados no curso, clareza de informações, equilíbrio jornalístico, quantidade e qualidade de fontes, didatismo de informação

 

Aula a aula:

1) 12/08 Aplicação de questionário / teste de conhecimentos gerais sobre saúde e medicina

Apresentação do curso

Apresentação dos alunos

2) 19/08 Medicina Baseada na Evidência: os conceitos fundamentais.
O que é / Cochrane /
Interpretação dos resultados da investigação científica.

3) 26/08 Metodologias de investigação. ("Desenhos de Estudo")
Exemplos jornalísticos: análises de notícias que envolvam desenhos de estudo. Como “desconfiar” de um desenho de estudo mal feito ou inconsistente. O que perguntar. Como questionar. Como explicar ao  leitor / ouvinte / telespectador.

4) 2/09 Conhecimentos estatísticos básicos. Como evitar mentir com a estatística / como interpretar
Evidência relevante orientada para a pessoa.
A pseudo-ciência e o “disease mongering”.
Evolução do modelo de consulta e dos modelos de decisão.
Raciocínio probabilístico.
Instrumentos de prevenção quaternária: evitar o dano.
Jornalismo de dados em saúde: Como interpretar a “relevância estatística”. O conceito de relatividade no jornalismo médico. O índice de publicabilidade baseado na estatística.

5) 16/09 Exames médicos e rastreios: benefícios e danos. 
Fazer ou não exames preventivos?
As campanhas de prevenção e as assessorias de imprensa
Sistemas de saúde: a história e o futuro.
Conhecimentos gerais em saúde e saúde pública
História da saúde, termos  básicos, Sistema Único de Saúde

6) 23/09 Estratégias de busca: bases de dados em saúde
Apresentar as principais bases de dados.
(É preciso “adaptar” as buscas para jornalistas...)

7) 30/09 Estratégias de busca II /navegar.
Aula em laboratório (informática). Aula prática de buscas de informações em saúde.

8) 7/10 Releases de saúde: as “campanhas”. A relevância e a percepção de realidade por parte do público.
O “lead” jornalístico. A assessoria de imprensa eficiente em saúde. As “armadilhas”.

9) 21/10 Ética médica x ÉTICA JORNALÍSTICA
Principais noções de ética médica na relação com o paciente e na relação com o jornalista. O que é "sigilo da fonte" em medicina. Até que ponto o jornalista tem o direito de publicar uma notícia sem ferir as duas éticas.

10) 28/10 Orientação para trabalho final: produção de uma grande reportagem sobre Saúde baseada em evidências.
O aluno pode escolher a mídia. Data da entrega final: 27 novembro 2017.

Auto avaliação.

Aplicação de questionário final

Público

Público: Alunos dos 3º e 4º anos de Jornalismo


Inscrições: Interessados favor mandar um email para [email protected] com o título "JORNALISMO E MEDICINA". Será enviado aos interessados um questionário que servirá como critério de seleção para as 35 vagas a serem oferecidas.