Você sabia que a atividade de Relações Públicas existe há mais de 100 anos? No Brasil, é uma das 32 profissões regulamentadas e que tem conselho profissional, assim como Direito, Medicina, Administração, entre outras áreas.

 

  • O que é atividade de Relações Públicas?

Conforme o decreto nº 63.283, de 26 de setembro de 1968, que regulamenta a Profissão de Relações Públicas (Lei nº 5.377, de 11 de dezembro de 1967):

A atividade de relações públicas é “o esforço deliberado, planificado e contínuo para esclarecer e manter compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos e pessoas a que esteja direta ou indiretamente ligada”.

 

  • O que faz um profissional de Relações Públicas?

O profissional de Relações Públicas promove comunicação e relacionamento entre seus clientes e diversos públicos, como funcionários das organizações, consumidores de produtos ou serviços, imprensa, comunidades locais, governo, investidores, formadores de opinião, entre outros.

 

  • Qual é o objetivo de um RP?

Trabalhar para que essas relações entre os seus clientes e os públicos sejam de entendimento mútuo, de credibilidade e confiança. Gerencia identidade (os comportamentos que afetam os públicos e como ele se comunica) para consolidar sua imagem e reputação frente à opinião pública.

 

  • Onde um profissional de RP pode trabalhar?

Em organizações ou agências de relações públicas, que prestam serviços para:

Uma empresa privada, gerenciando sua posição institucional no mercado, com credibilidade para sustentar os negócios e a reputação;

Um órgão do governo, seja ele Federal, Estadual ou Municipal, relacionando-se, escutando os cidadãos, informando a população sobre serviços, apoiando a gestão pública por meio de comunicação eficaz;

Uma ONG, mantendo fortes estratégias de comunicação sobre seus propósitos, sua causa, para engajar voluntários, conscientizar a sociedade e transformar realidades;

Para uma pessoa, por exemplo um influenciador, uma celebridade, uma figura pública. Gerenciar como se comporta, como dialoga com seus diversos públicos, como constrói sua narrativa para cumprir seu papel na sociedade e mercado.

 

  • Quais são as atividades mais comuns exercidas por um RP?

– Pesquisa, para compreender opinião, contextos sociais e culturais, etc.;

– Relações com imprensa, com repórteres e editores sobre temas dos seus clientes que são de interesse público;

– Organização de Eventos, para promover experiências estratégicas com públicos;

– Comunicação interna, para construir canais de escuta e engajamento com funcionários;

– Relações com consumidores e clientes, com programas de vínculo de CRM (Customer Relationship Management / Gestão de Relacionamento com o Cliente);

– Relações com o Governo, para apoiar decisões públicas sobre temas do mercado e do setor no qual a organização está inserida;

– Gestão de mídias sociais, cuidam do conteúdo das redes como Instagram, TikTok, YouTube, Facebook, Twitter, entre outras, das conversas online com os diversos públicos e dos relacionamentos com formadores de opinião e influenciadores;

– RP em apoio ao Marketing, com estratégias institucionais que apoiam as iniciativas mercadológicas de vendas e promoção;

– Prevenção e Gestão de Crises.

 

  • Quais são as atividades de um RP que estão em crescimento na contemporaneidade?

– Relacionamento com comunidades do entorno de operações empresariais, para promoção de informação, diálogo e deliberação em licenciamentos sociais de operação;

– Relacionamento com investidores, para prestação de informações com transparência, respeitando os princípios de governança corporativa;

– Gestão de sustentabilidade, com processos de engajamento de stakeholders para definição de temas materiais, conscientização e prestação de contas dos indicadores de resultados.

 

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