No ambiente acadêmico, estudantes e professores(as) se debruçam sobre projetos de pesquisa dos mais variados temas, tanto em Comunicação como em outras áreas de atuação. No universo da Comunicação, são infinitas as possibilidades que podem se tornar um objeto de pesquisa (recorte de um tema a ser pesquisado): um evento, um reality show, um formato audiovisual — elementos que possam ser pertinentes à área de atuação e ao interesse de cada pesquisador(a).
Dessa vez, vamos abordar pesquisas em Comunicação sobre mulheres, feitas por mulheres. Com a curadoria da Profa. Dra. Michelle Prazeres, professora da Cásper e coordenadora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade (CIP), selecionamos cinco trabalhos sobre o tema desenvolvidos por casperianas. Para o podcast PesquisAR, produção do CIP, as alunas comentaram suas pesquisas. Confira!
Pesquisadora: Fatime Ghandour
No bate-papo, a estudante explicou como surgiu o interesse pelo livro e como conseguiu transformá-lo em objeto de sua pesquisa. Orientada pelo Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino, a aluna faz parte do grupo de pesquisa de Teorias e Práticas da Comunicação e comentou como o tema se comunica com sua pesquisa.
Pesquisadora: Bianca Mathias Barbosa
No bate-papo, a estudante explicou como surgiu o interesse em pesquisar sobre a construção da identidade feminina e como a representação da mulher na mídia influencia os padrões de beleza. Orientada pela Profa. Dra. Ana Coiro, Bianca também comentou a escolha da marca para análise e adiantou alguns achados da pesquisa.
Pesquisadora: Tiemi Osato
No bate-papo, a estudante explicou no que consiste seu objeto de estudo e como a noção de formação das narrativas nas rede sociais e os laços que se formam entre usuários da internet estão sendo observados para a pesquisa. Orientada pelo Prof. Dr. Luís Mauro, Tiemi também contou quais métodos e teorias estão sendo usados para embasar seu trabalho.
Pesquisadora: Karolyne Oliveira
No bate-papo, a estudante contou como surgiu o interesse pela temática do seu estudo e como está sendo feita a análise através de postagens da conta da artista no Instagram. Orientada pelo Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino, Karolyne também explicou quais métodos e teóricos estão sendo usados em sua pesquisa.
Pesquisadora: Laura Navarro
No bate-papo, a estudante explicou que seu objeto de pesquisa é a realidade virtual no contexto da cantora Björk e qual foi a inspiração para a pesquisa. Orientada pela Profa. Dra. Simonetta Persichetti, Laura comentou como o conceito de “artemídia” do autor Arlindo Machado está sendo usado em seu trabalho e o que se pode esperar para o futuro dos videoclipes através dos achados da pesquisa.