Pesquisadores da comunicação organizacional apresentam reflexões e estudos sobre a necessidade de investir em relações e estratégias digitais contemporâneas em nova coletânea lançada em agosto deste ano. Trata-se do livro Comunicação organizacional – Práticas, desafios e perspectivas digitais, organizado por Bianca Marder Dreyer, Carolina Terra e João Francisco Raposo.
De acordo com a professora Carolina Terra, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, “a coletânea foi pensada a partir de temas contemporâneos ligados à comunicação no contexto das organizações de modo que abarcasse questões latentes, sensíveis, mudanças, transformações e novos olhares”. Para a docente, o diálogo entre academia e mercado é importante para dar conta do dinamismo atual do mundo. “Os autores dos textos são profissionais que congregam experiência no mercado e na academia e conseguiram fazer um diálogo entre esses dois cenários”.
A obra é dividida em sete partes, nas quais são abordados os seguintes temas: as transformações e mudanças na comunicação organizacional; a comunicação interna contemporânea; públicos, audiências, dados e impactos da dataficação e plataformização; atores e agentes influenciadores digitais; planejamento, comunicação mercadológica e sua relação com a comunicação organizacional; a gestão de crises em tempos de comunicação digital e mídias sociais; por fim, métricas e avaliação na comunicação organizacional.
A coletânea oferece referências fundamentais para a comunicação no que se refere a volatilidade, imediatismo, necessidade de relacionamento e transparência. “Recomendo para estudantes, profissionais, pesquisadores e acadêmicos das áreas de Comunicação Organizacional, RP, PP, Jornalismo e Marketing”, finaliza Carolina Terra.