Por Manuela Montez, da equipe de assessoria da Fundação Cásper Líbero
No dia 31 de outubro, a Faculdade Cásper Líbero recebeu profissionais e estudantes de comunicação e áreas correlatas na aula aberta “Privacidade e tendências no uso de dados para estratégias de Marketing Digital” da Pós-Graduação em Marketing e Publicidade em Mídias Digitais.
Mediado por Luiz Roberto de Almeida, professor desse curso na Cásper, o evento presencial discutiu a ambiência digital e a captação de dados de consumidores pelas plataformas digitais, além dos principais desafios e tendências no marketing digital.
A convidada Luciana Finatti, VP de vendas da Global Data Bank, possui 20 anos de experiência na área e pontuou a enorme quantidade de informações que empresas como o Google, por exemplo, possuem sobre os usuários da internet. Além disso, gerou reflexão sobre o assunto:
“O dado por si só não ajuda em nada. A grande questão é como enxergamos esses dados e tiramos insights para deixá-los a favor das marcas. […] Como a gente consegue pegar todas essas informações e, ao mesmo tempo, ser responsável e ter a legibilidade para usar ou não esses dados, enquanto falamos de publicidade? É quase um ‘BBB’ da publicidade, é como se tivesse uma câmera sabendo tudo o que fazemos.”
Com mais de 20 anos de experiência, a convidada Fabiana Baraldi, mentora e consultora na área de Mídia e Dados, comentou sobre o pronunciamento recente do Google, dizendo que o Chrome não irá mais permitir que empresas guardem dados, a não ser que seja para uso próprio. Essa decisão foi postergada para o ano de 2024.
“Somos imediatistas, como é só em 2024, as pessoas acham que ainda há muito tempo para encontrar alternativas. O número de informações que nós depositamos no Google é gigantesco. Quando se coloca em questão o fim do uso desses dados para a empresa, gera um problema muito grande. Os anunciantes e as empresas terão que encontrar novas maneiras de rentabilidade”, explicou a profissional.
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