A pauta de sustentabilidade vem ganhando espaço nos mais diversos contextos e agendas globais. Mas, o que não está realmente claro para boa parte dos agentes e mecanismos do mercado é: como ir além do discurso ESG? Como comprovar, quantificar e valorar a sustentabilidade de forma que conscientize um mercado com sede de crescimento?
Bruna Ribeiro – coordenadora de sustentabilidade, transparência e cultura da Suzano, empresa fabricante de papel e celulose – foi convidada pela professora da pós-graduação em Comunicação Organizacional, Ágatha Paraventi, para uma conversa com os estudantes sobre sustentabilidade e a importância da comunicação neste contexto.
A profissional fez mestrado em Administração de Empresas, com estudos em Aprendizagem e Educação para Sustentabilidade, e é comunicóloga, com ênfase em Relações Públicas. Possui MBA em Gestão da Comunicação Empresarial (ABERJE) e Gestão da Sustentabilidade Corporativa pela Fundação Dom Cabral.
Bruna nos explicou sobre o empenho da empresa Suzano e os grandes desafios do mercado para comprovar resultados a partir do que hoje se entende como Dupla Materialidade – uma matriz inovadora que trata sobre como as atividades da empresa impactam seu entorno e como os fatores externos também afetam o desempenho financeiro da mesma.
Para formar essa matriz, dois fatores são fundamentais: ouvir e coletar dados confiáveis e sistematizados dos mais diversos stakeholders (públicos) da organização – cada vez mais exigentes e demandando participação – e comunicá-los de acordo com os princípios fundamentais da governança corporativa, que envolve integridade, equidade, transparência, accountability e sustentabilidade.
Com isso, segundo a coordenadora de sustentabilidade da Suzano, é possível imaginar que os desafios estão postos e como a comunicação é parte integrante e facilitadora deste processo. Profissionais de comunicação são essenciais para desenvolver uma escuta ativa e plural dos agentes relacionados ao mundo empresarial, como: a sociedade civil, os consumidores, os investidores, o governo e os próprios colaboradores das empresas.
Os comunicadores são determinantes para o alinhamento e consolidação da cultura institucional sustentável, garantindo engajamento e conscientização do time empresarial com estratégias de longo prazo.
Bruna também falou que outro papel importante da comunicação é facilitar a aceitação, a implementação e o entendimento de sistemas e metodologias necessárias para Dupla Materialidade.
Quando o assunto é sustentabilidade, temos um cenário bastante comum: uma comunicação pautada em positividade excessiva e pouca comprovação de impacto. É necessário que este paradigma seja repensado e, consequentemente, reestruturado. Ter um compromisso com a transparência e fatos reais, garante que sejamos capazes de enxergar as possibilidades e riscos do amanhã e o futuro (real) a longo prazo.
Confira um registro de momentos de descontração ao final da palestra da coordenadora de Sustentabilidade, transparência e cultura da Suzano, Bruna Ribeiro, aos alunos da pós-graduação em Comunicação Organizacional na Cásper:
Este conteúdo faz parte da Newsletter Pós na Cásper, uma iniciativa dos cursos de Pós-Graduação lato sensu da Faculdade Cásper Líbero, que informa e divulga as produções realizadas pelos estudantes que desejam aplicar o conhecimento adquirido em suas atividades profissionais nas organizações, ou querem realizar novos projetos, como transição de carreira ou inovação nas funções que já exercem. Iniciativas e perfis de docentes, além de agenda sobre eventos (como aulas magnas e abertas, mesas-redondas, oficinas, rodas de conversa, entre outros) também são o foco da publicação.
Para sugerir pautas para a newsletter, envie um e-mail para [email protected]. Para receber o boletim mensal, inscreva-se pelo formulário abaixo: