INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2025 Fechar

Estudantes do curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero realizam em colaboração com empreendedores sociais da Ashoka, a maior rede de empreendedores sociais do mundo, episódios sonoros do podcast “Democracia Por Toda a Vida”.

Trata-se de um projeto de extensão universitária, orientado pelos docentes Alessandra Marassi e Renato Tavares, desenvolvido durante o período eleitoral a fim de estimular a participação das pessoas entre 16 e 18 anos e de mais de 70 anos no processo de votação e a ida às urnas.

Conheça o podcast “Democracia Por Toda a Vida”

O projeto reúne jovens universitários, empreendedores sociais Ashoka e pessoas idosas em idade de voto facultativo para refletir a respeito da importância de participar da escolha de representantes dos poderes executivo e legislativo. O podcast discute o voto responsável e uma agenda política voltada para a longevidade, demonstrando sua importância para a construção de uma sociedade participativa e equitativa para todas as idades. A perspectiva do exercício democrático por toda a vida faz parte do modo como a Ashoka e o Lab Nova Longevidade (co-criado em parceria com Instituto Beja) respondem aos desafios do envelhecimento, ressaltando a necessidade de se criar oportunidades para que as pessoas possam envelhecer participando e transformando a sociedade.

O voto é, sem dúvida, uma dessas formas de participação. Em 2024, de acordo com o TSE, cerca de 17 milhões de pessoas com 16 e 17 anos e acima de 70 anos estavam inscritas e aptas a votar. O projeto “Democracia por toda a vida” visa a aumentar o número de eleitores em idade de voto facultativo, conscientizar sobre o voto responsável e sobre a necessidade de uma agenda para a longevidade.

O Brasil está envelhecendo rapidamente. A proporção já é de 55,2 brasileiros com 65 anos ou mais para cada 100 jovens de 0 a 14 anos evidenciando a necessidade da participação dos longevos no planejamento dos municípios. Além deles, os jovens também se beneficiam de políticas que estimulem o envelhecimento saudável, tema que o podcast aborda.

O projeto prevê a realização de dois episódios sonoros de podcast gravados nos estúdios de rádio da Faculdade Cásper Líbero reunindo estudantes de RTVI, empreendedores da Ashoka com mais de 50 anos e pessoas idosas. O primeiro episódio publicado antes da votação do 1º turno das eleições de 2024 discute a importância do voto responsável e de se pensar em uma agenda para longevidade e a diferença que gerações em idade de voto facultativo podem fazer nas urnas. Já o segundo episódio publicado após o 2º turno destaca a importância de acompanhar os resultados das eleições e as futuras ações dos eleitos.

A importância do projeto

Renato Tavares, coordenador do curso de Rádio, TV e Internet da Cásper, destaca que os projetos de extensão têm sido cada vez mais estimulados e valorizados:

“Estamos atentos às possibilidades de parcerias com representantes de diferentes setores da sociedade a fim de viabilizar a participação dos nossos alunos em produções sonoras e audiovisuais de relevância cultural, social e cidadã que possam ser úteis e acessíveis para comunidade externa”.

Marília Duque, co-liderança em Nova Longevidade da Ashoka, acrescenta:

“É fundamental sensibilizarmos todas as gerações para a importância de uma agenda para a longevidade e o podcast já foi uma excelente demonstração da potência de transformação que os encontros intergeracionais proporcionam. Além disso, com o conceito de voto responsável, trabalhamos a contribuição cívica que começa com o voto, mas que deve se manter no acompanhamento e participação da vida nos municípios”.

Isabelle Olvera, estudante do 4º semestre de RTVI, conta:

“Participar do projeto Democracia Por Toda A Vida definitivamente me ajudou a ampliar a minha visão sobre eleições. Esse ano eu tive a oportunidade de trabalhar muito perto com o tema, durante o meu período de estágio em um telejornal, mas a abordagem da Ashoka ajudou a diversificar essa visão engessada que eu tinha dos motivos pelos quais as pessoas votam”.

Onde posso ouvir o podcast “Democracia Por Toda a Vida”?

A Rádio Gazeta Online, órgão laboratorial dos estudantes da Cásper, transmite os episódios na programação por streaming no mês de outubro de 2024. Os episódios sonoros são disponibilizados no site da Rádio Gazeta Online na seção de “séries especiais”. Os arquivos de áudio do projeto ficam disponíveis para download, permitindo que emissoras de rádio, webrádio e plataformas de mídia baixem e reproduzam o conteúdo.

Acesse o projeto no site da Rádio Gazeta Online: radiogazetaonline.com.br/democracia-por-toda-a-vida