Na última quarta-feira (13 de novembro), a jornalista Zileide Silva, formada pela Faculdade Cásper Líbero, é a primeira vencedora do Prêmio Glória Maria de Jornalismo, criado pela Câmara dos Deputados.

A jornalista foi escolhida por unanimidade, após uma lista de profissionais indicados pelas lideranças partidárias. O prêmio é uma homenagem a profissionais que tiveram destaque durante o ano.

Formada em 1980, a apresentadora e jornalista Zileide Silva começou a carreira no rádio durante a faculdade. Trabalhou na Rádio Cultura e para o Grupo Bandeirantes, o que garantiu também suas primeiras experiências na televisão. Passou ainda pela TV Cultura e pelo SBT antes de assinar com a Globo, em 1997.

Foi correspondente em Nova York de 2000 a 2003, participando da cobertura histórica dos atentados de 11 de setembro de 2001. Em 2006, tornou-se a primeira jornalista negra a integrar comitiva presidencial, acompanhando o então presidente Lula em viagem à África do Sul. Com foco em política, teve participação no Bom Dia Brasil entre 2009 e 2013. Também tornou-se apresentadora eventual do Jornal Hoje e repórter especial do Jornal Nacional e Globo Repórter.

Em seu discurso, Zileide declarou:

“Glória foi uma gigante! Abriu espaço para tanta gente e particularmente para nós, mulheres negras. Ela tocou a vida de tantos, fez uma mudança que parecia impossível, foi pioneira e desbravadora” 

CONFIRA A PREMIAÇÃO COMPLETA