Os convidados especiais que participam das disciplinas da pós-graduação em Comunicação Organizacional trazem temas e experiências para quem está em uma especialização. Entre os assuntos tratados em 2024 ganham destaques a reputação empresarial, gestão de riscos, inteligência artificial como ferramenta estratégica, as marcas publishers e ESG e comunicação de resultados.
E qual é a importância desses temas para o especialista em comunicação? A coordenadora de pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, Marli dos Santos, considera fundamental para os pós-graduandos não só os temas como a presença de convidados. Para ela, é mais uma oportunidade para aprofundar conhecimentos com os exemplos e casos apresentados.
A coordenadora também menciona que os encontros são importantes para expandir a rede de relacionamentos dos pós-graduandos. De outro lado, para os convidados é um momento de avaliação e reflexão das práticas profissionais com os docentes do curso e com os estudantes.
“Os nossos convidados ficam felizes de poder contribuir com a formação de especialistas na Cásper”.
Já para os professores de pós-graduação da Faculdade trazer convidados faz parte dos objetivos pedagógicos nas disciplinas. Ágatha Paraventi ministra “Governança Integridade e Sustentabilidade”, é pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – CECORP, da ECA/USP, e tornou a presença de convidados em suas aulas experiências enriquecedoras, inclusive com a participação em avaliações de trabalhos finais.
A consultora em comunicação e branding, Ana Claudia Braun Endo, responsável pela disciplina “Gestão da Comunicação Integrada e branding” também concorda que as aulas abertas colaboram para trazer outras perspectivas sobre as temáticas discutidas com os alunos, como as marcas que são publishers.
A seguir, alguns convidados que trouxeram as suas experiências e práticas na pós em Comunicação Organizacional da Cásper.
Bruna Ribeiro é coordenadora de sustentabilidade, transparência e cultura da Suzano, empresa fabricante de papel e celulose. A profissional fez mestrado em Administração de Empresas, com estudos em Aprendizagem e Educação para Sustentabilidade, e é comunicóloga, com ênfase em Relações Públicas. Possui MBA em Gestão da Comunicação Empresarial (ABERJE) e Gestão da Sustentabilidade Corporativa pela Fundação Dom Cabral.
Claudia Bouman é sócia da Percepta Marketing, 30 anos de experiência nas áreas de reputação (incluindo ESG), marketing e comunicação em empresas líderes de grande porte como Wunderman – Grupo WPP, Jaraguá, Incom, Bradesco Cartões, BCN e Duratex.
Gustavo Girotto é sócio da Tamer Comunicação. Organizou pela Associação Comercial de São Paulo a imprensa no debate dos presidenciáveis no Memorial da América Latina. Pela Petronas, coordenou coletivas do campeão Lewis Hamilton e Nico Rosberg no Brasil. Também, comandou a imprensa no lançamento da parceria entre IturanMob e PorsheCup. É especializado em gestão de crises em comunicação.
Yuri Kaminski possui mais de 10 anos de experiência liderando times de growth com forte orientação a dados. Mestre em Inteligência Artificial pela UPC (Universitat Politécnica de Catalunya) e especialista em aplicar modelos de dados e Machine Learning ao crescimento de empresas. Yuri Kaminski coordenou equipes de Growth e Marketing digital em algumas das startups de maior crescimento do Brasil e do Vale do Silício antes de fundar a Datasaga.ai, consultoria global de Growth Analytics, que atua na interface Marketing, Dados e Inteligência Artificial. Mais recentemente fundou também a OneDash, plataforma de BI para times de marketing e vendas complementando o ecossistema de empresas do grupo.
Ricardo Castellani é jornalista especializado em influência digital pela PUCRS e possui MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Aberje-ESEG. Ele é gerente sênior de comunicação corporativa da Novo Nordisk no Brasil, com mais de 20 anos de experiência dentro e fora do Brasil em grandes organizações como Whirlpool, Nidec, Paranapanema e Fundação Iochpe. Na Magneti Marelli, foi responsável pela criação e coordenação do programa global de sustentabilidade do grupo e foi diretor do capítulo Aberje Santa Catarina.
Este conteúdo faz parte da Newsletter Pós na Cásper, uma iniciativa dos cursos de Pós-Graduação lato sensu da Faculdade Cásper Líbero, que informa e divulga as produções realizadas pelos estudantes que desejam aplicar o conhecimento adquirido em suas atividades profissionais nas organizações, ou querem realizar novos projetos, como transição de carreira ou inovação nas funções que já exercem. Iniciativas e perfis de docentes, além de agenda sobre eventos (como aulas magnas e abertas, mesas-redondas, oficinas, rodas de conversa, entre outros) também são o foco da publicação.
Para sugerir pautas para a newsletter, envie um e-mail para [email protected]. Para receber o boletim mensal, inscreva-se pelo formulário abaixo: