12⁰ Interprogramas de Mestrado

Inscrições encerradas. Para mais informações envie um e-mail para [email protected] ou ligue para 3170-5910 / 3170-5911

Informações gerais

Salas de aula (3º Andar)
Data

4 e 5 de novembro (sexta-feira e sábado)

Horários

4/11 – 13h30 às 18h
5/11 – 8h30 às 13h

Descrição

A Comissão Científica do 12⁰ Interprogramas de Mestrado, evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, divulga a programação prévia do evento, confira e inscreva-se!

 

Mesa 1 | Comunicação e Cibercultura

SEXTA-FEIRA (04/11)
Prof. Dr. Marcelo Santos (Cásper Líbero) e Roberta Brandalise (Cásper Líbero)

Perspectiva de proximidade: olhares sobre twilighters, nerdfighters e kélovers - Paula Fernandes, Joana d’Arc de Nantes Silva e Pedro Henrique Conceição dos Santos (UFF)

Processos comunicacionais e transformações da intimidade em comunidades fan fiction: um estudo no site Nyah! Fanfiction- André Luis dos Santos (Uniso)

O desmontar da narrativa: Games Done Quick e o Gameplay de The Legend of Zelda Ocarina of Time - Mariana Amaro (UFRGS)

Waze no jornalismo: inovação no jornalismo baiano a partir da mediação de dados colaborativos - Moisés Costa Pinto (UFBA)

 

SÁBADO (05/11) 

Prof. Dr. Marcelo Santos (Cásper Líbero) e Rodrigo Fontanari (Uniso)

Estratégias publicitárias para o consumidor conectado: uma reflexão sobre comunicação, consumo e entretenimento na campanha #VemSeanPenn - Gracy Astolpho Duarte (ESPM/SP)

O paraíso da capitalização e a personalização do diabo: o caso Facebook - Renato Santiago Nagasako (Faculdade Cásper Líbero)

Interação mobile e os relacionamentos em tempos de plataformas móveis - Phillipe Halley Martins Pereira (Unesp)

A manipulação do animal de rebanho ao trabalho excessivo – Isabel Vieira Lopes (PUC/SP)

Capitalismo informacional e trabalho gratuito na internet: como o usuário transformou o Tripadvisor no maior site de viagens do mundo  - Eduardo Scott Franco de Camargo (Faculdade Cásper Líbero)

 

Mesa 2 | Linguagens e Tecnologias Digitais

SEXTA-FEIRA (04/11) 

Prof. Dr. Roberto Chiachiri (Cásper Líbero)

Data is the new black: o papel da Netflix na web - Stefania Ludescher Souza Ricciulli (Faculdade Cásper Líbero)

Adaptação ou transmídia em universos narrativos: proposta metodológica para o estudo do universo de As crônicas de gelo e fogo - Aline Monteiro X. H. Borges (UFOP)

O vermelho como objeto da desatenção em Deadpool - Wanderley Anchieta (UFF)

A produção de subjetividades e “certos modos” de envelhecer: uma breve reflexão a partir do documentário Envelhescência - Juliana de Matos Acquarone e Luciana da Silva Corrêa (ESPM/SP)

 

SÁBADO (05/11) 

Prof. Dr. Roberto Chiachiri (Cásper Líbero)

A estrutura fundamental do discurso sustentável pela análise de peças publicitárias - Yoshio Maurício da Silva Tanaka (Unisa)

O papel do profissional de comunicação interna nas mediações existentes nos ambientes organizacionais - Carlos Phillipe Kelency (Faculdade Cásper Líbero)

A performance “Corpo Ruindo” de Paula Garcia - Amanda Marques Pinto (PUC/SP)

Ciência em comunicação no YouTube brasileiro: Canal Manual do Mundo - Manuella Vieira Reale (PUC/SP)

Mesa 3 | Ecologia da Comunicação

SEXTA-FEIRA (04/11) 

Prof. Dr. José Eugenio Menezes (Cásper Líbero) e Prof. Dr. Herom Vargas (Metodista)

Voluntariado do canal Net Cidade de Santo André: um projeto inovador a serviço da comunidade - Carlos Alberto Kerr Rodrigues (USCS)

A máscara da cidadania na internet - Vívian Duarte da Silva (UFG)

Consumo de experiência ou experiência de consumo? Análise de duas páginas virtuais de mochileiras desprovidas de dinheiro - Andréa Braga Santiago de Sá (Unip)

Professor e Mídia: (re) pensando saberes e currículos na perspectiva da Educomunicação - Isys Helfenstein Remião (UFPR)

 

SÁBADO (05/11) 
Prof. Dr. José Eugenio Menezes (Cásper Líbero) e Profa. Dra. Miriam Cristina Carlos Silva (Uniso)

O vínculo na atuação do pesquisador de comunicação - Marcelo Henrique Souza Rodrigues (Faculdade Cásper Líbero)

O Twitter e a formação de vínculos nas redes sociais - Emanuel Novaes Colombari (Faculdade Cásper Líbero)

A parede como suporte de imagens endógenas e exógenas na contemporaneidade - Aline Silva Okumura (Unip)

Visibilidades midiáticas e transgeneridade: apontamentos sobre um estudo de caso com Laerte Coutinho - Hadriel Geovani da Silva Theodoro (ESPM)

 

Mesa 4 | Mídias e Processos Políticos

SEXTA-FEIRA (04/11) 

Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino (Cásper Líbero)

O impeachment como interesse de debate no Facebook: o engajamento por meio de comentários em posts sobre o tema - Fernanda Cavassana de Carvalho e Giulia Sbaraini Fontes (UFPR)

Uma abordagem discursiva das reportagens do jornal nacional sobre o processo de impeachment da Dilma Rousseff - Adriana Monserrat Cedillo Morales Moreira (UFPR)

Tipologias femininas na campanha de Marina Silva em 2014 - Alice Marina Lira Lima (UFPR)

Enquadrando e discutindo o cuspe: as conversações online sobre o cuspe de Jean Wyllys em Jair Bolsonaro -  Lucas Afonso Sepulveda, Thaís Choucair e Laura Lima (UFMG)

 

SÁBADO (05/11) 

Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino (Cásper Líbero)

A virtualização da participação popular: uma análise do exercício da cidadania no portal Pensando o Direito - Victor Varcelly Medeiros Farias (Faculdade Cásper Líbero)

A humanização das marcas como abordagem estratégica de relacionamento com os públicos nas redes sociais: Prefeitura de Curitiba e Magazine Luiza - Cândice Quincoses e Ana Carolina Spadin (Metodista/SP)

A evocação do passado na revista Veja: contrato pragmático, atestação mnemônica e construção da realidade - Camila Freitas (UFRGS)

Afro-brasilidade na escola: uma questão midiática - Fernanda de Araújo Patrocinio (UFSM)

 

Mesa 5 | Narrativas contemporâneas e conhecimento

SEXTA-FEIRA (04/11)

Prof. Dr. Dimas A. Künsch (Cásper Líbero) e Cilene Vitor (Cásper Líbero)

“Bem-vindos à Washington”: estrutura narrativa e dramaturgia em House of Cards - Giancarlo Casellato Gozzi (ECA/USP)

Existem dois tipos de dor: a sombra na série House of Cards - Mayra Domingues Idoeta (Faculdade Cásper Líbero)

Artes marciais, mídia, espetáculo e redes: as redes sociais digitais na dinâmica das artes marciais mistas - Everton de Brito Dias (Faculdade Cásper Líbero)

“Os encantos de Francisco”: e-book como estratégia de transmidiação no jornalismo -  Dahiana dos Santos Araújo (UFRN)

 

SÁBADO (05/11)

Prof. Dr. Dimas A. Künsch (Cásper Líbero) e Helena Jacob (Cásper Líbero)

A narrativa que tece e entretece sentidos: apontamentos sobre complexidade e compreensão no jornalismo de Eliane Brum - Tayane Aidar Abib (Unesp)

A matriz narrativa na obra jornalística de Dorrit Harazim - Luciana Quierati (Unesp)

A encenação da leveza: a notícia em crise no telejornalismo brasileiro - Rosane Baptista (Faculdade Cásper Líbero)

Submissos conscientes: a percepção dos jornalistas do sul do Brasil sobre mecanismos de controle editorial - Ester Athanásio (UFPR)

Bela, recatada e do lar: consumo e espetacularização da intimidade no discurso do jornalismo contemporâneo - Daniela Reis do Nascimento (UFF)

 

Mesa 6 | Comunicação, Cultura e Visualidades

SEXTA-FEIRA (04/11) 

Profa. Dra. Simonetta Persichetti (Cásper Líbero) e Profa. Dra. Ana Coiro (Cásper Líbero)

Programas policiais: a exibição de meninas vítimas de violência sexual - Chloé Leurquin (UFC)

Imaginário e pós-modernismo na argentina: convergências imagéticas entre publicidade e cinema na obra de Eliseo Subiela - Aline Almeida Duvoisin (UFRGS)

As lembranças de si na mediação pela imagem: fotografia, narrativa e subjetividade no Facebook - Jéssica de Souza Carneiro (UFC)

É preciso falar sobre estupro: o caso do estupro coletivo no Rio de Janeiro e a cobertura do jornal Extra Digital - Gabriela Vasconcellos Véras (UFF)

A fotografia como registro da arte contemporânea - Jefferson Dias de Lima (Faculdade Cásper Líbero)

 

SÁBADO (05/11) 

Profa. Dra. Simonetta Persichetti (Cásper Líbero) e Profa. Dra. Ana Coiro (Cásper Líbero)

Imaginário e representação social da marca rio: narrativas sobre o espaço convertido em mercadoria - Flávia Barroso de Mello (UERJ)

Comunicação, consumo e envelhecimento prêt-à-porter Jane Fonda e o ideal de envelhecimento bem-sucedido - Kareen Regina Terenzzo (ESPM)

A vaidade masculina na contemporaneidade líquida - Marta Cristina Buschinelli Pongidor (Faculdade Cásper Líbero)

A moda como imagem onírica: uma análise benjaminiana da revista Harper’s Bazaar - Carolina Fabian Sato Gavino (PUC/SP)

 

Mesa 7 | Comunicação e Sociedade do Espetáculo

SEXTA-FEIRA (04/11) 

Prof. Dr. Cláudio Coelho (Cásper Líbero) e Prof. Dr. Alexander Hilsenbeck Filho (Cásper Líbero)

O espetáculo da política brasileira em cena: Jean Wyllys e Jair Bolsonaro - Suelen Homrich Motta (UFPR)

Quem dera ser um peixe: um movimento de arte e política uma análise da intervenção urbana #ocupeacquario - Bruna Luyza Forte Lima Oliveira (UFC)

A espetacularização do jornalista através do Twitter - Theillyson de Rocco Lima (Uniso)

Apesar da crise ou por causa dela? Um estudo sobre a narrativa jornalística em tempos de economia em baixa - Luciano Feltrin (Faculdade Cásper Líbero)

 

SÁBADO (05/11) 

Prof. Dr. Cláudio Coelho (Cásper Líbero) e Profa. Dra. Mei Hua Soares (Cásper Líbero)

Jornalismo cultural e pseudoacontecimento: estudo da cobertura das megaexposições de arte no brasil entre 2010 e 2016 - Bianka Nieckel da Costa Roloff (UFRGS)

Música imaginada: o papel das tradições inventadas na construção da identidade midiática de André Rieu - Fernando Gonzalez (Faculdade Cásper Líbero)

#Somostodoscelebridades: da construção do estrelato de anônimos na web - Deborah Susane Sampaio Sousa (UTP)

Show de likes: uma análise da representação da mulher contemporânea na revista Cosmopolitan Brasil - Vivyane Garbelini Cardoso (Faculdade Cásper Líbero)

 

Público

Estudantes (Pós-graduandos, mestrandos, Relações Públicas, Rádio, TV e Internet, Publicidade e Propaganda e Jornalismo), bem como demais interessados no tema.

Inscrições: Alunos da graduação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e RTVI), pós-graduação e mestrado devem enviar previamente um e-mail com seu nome, RA, turma e as mesas de interesse para [email protected].

Demais interessados pelo tema devem enviar nome completo, RG, instituição que representa e as mesas de interesse para [email protected]. Feito isto, aguardar a confirmação de inscrição.