INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Informações Gerais

Local: Online, via Microsoft Teams

14, 21 e 28 de novembro (3 sábados)

9h às 12h (Carga horária total 9h)

Descrição

O grupo de pesquisa Comunicação, Cultura e Visualidades, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (PPGCOM/FCL), e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC) convidam seus discentes e alunos de graduação das duas IES a participar do curso online e gratuito 'A imagem do corpo feminino na mídia: idealização corporal, publicidade e saúde mental', ministrado pelos Professores Rodrigo Daniel Sanches e Simonetta Persichetti e transmitido ao vivo via Plataforma Teams.

Observação: Haverá emissão de certificado (para quem assistir no mínimo 2 aulas integralmente) e valerá créditos para os mestrandos da Cásper.

Clique aqui e confira a Ementa completa do curso.

Conteúdo Programático

- Contextualização histórica das dietas e padrões de beleza corporal

- O sujeito do/no discurso midiático das dietas: a forma-histórica sujeito-capitalista

- A iconografia das dietas e a imagem circulante: a imagem como discurso

- Imagem e saúde mental: a força patogênica das imagens (podem as imagens causar adoecimento?)

- Jornalismo, publicidade ou entretenimento: a linguagem midiática do discurso das dietas e boa forma

- Lipofobia: efeitos midiáticos da perda de peso

- Dieta da quarentena: efeitos sociais do medo de engordar durante o isolamento

- Acesso, logo emagreço: tecnologia, informação e celebridades

- O conceito de corpo: espaço de construção de significados simbólicos

- A geometrização do corpo e a homogeneização da pele

- Grávida-perfeita: superação de processos naturais

- O selfie: representações simbólicas do “eu”

- A triste silhueta da tristeza: a ideologia da magreza mira o público infantil

- Efeitos de completude: repetidas histórias de perfeição materializadas no corpo-imagem

- Corpus Alienum: corpo estranho, estrangeiro, alheio à realidade

Professores: Rodrigo Daniel Sanches; Simonetta Persichetti

Inscrições: https://www.sympla.com.br/a-imagem-do-corpo-feminino-na-midia-idealizacao-corporal-publicidade-e-saude-mental__1037865

Público

Alunos dos cursos de graduação em Comunicação da Faculdade Cáper Líbero e Universidade Federal do Ceará; alunos/as e pesquisadores/as do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (PPGCOM/FCL) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC).