A narrativa transmídia como prática de relações públicas:Uma análise da personagem Lu do Magazine

Claudia Palma da Silva – PUC RS

Resumo

Este é um estudo sobre a apropriação da narrativa transmídia como prática de Relações Públicas, analisada no conteúdo produzido pelo Magazine Luiza através da personagem Lu. Por meio da análise de conteúdo e do estudo de caso, observa-se como a narrativa da personagem flui entre as mídias digitais da marca e como a estratégia de comunicação transmidiática pode ser associada às práticas de Relações Públicas. A narrativa transmídia, segundo Jenkins (2009), é uma lógica de consumo e produção própria. Esse estudo buscou entender como essa lógica pode ser incorporada nas atividades de relações públicas.

Palavras-chave: Narrativa transmídia. Conversação mediada. Cultura digital. Convergência. Midiática. Cultura participativa.


Processos de mediação com QR Code: estudos contemporâneos
Felipe Parra – Uniso

Resumo
Este projeto de pesquisa em andamento aborda os processos de mediação com as mobile taggings (em específico a tecnologia QR Code), ao observar como estas novas mediações são construídas no contemporâneo. De modo mais específico, a pesquisa apresenta um debate sobre novas práticas socioculturais dos usuários-interatores perante as tecnologias emergentes. Nesse sentido, o estudo propõe uma discussão sobre como esta tecnologia pode modificar o processo de interação no ciberespaço. O percurso metodológico constitui-se em observar, descrever e discutir, pelo ponto de vista contemporâneo da comunicação, os respectivos contextos de mediação da informação através da tecnologia QR Code com o objetivo de investigar o impacto que estes códigos causam nas fronteiras entre o online e o offline. A necessidade de pesquisar estes códigos pontua a justificativa em realizar este estudo, pois o QR Code cria ligações entre o mundo físico e o mundo digital, das quais emergem novos fenômenos comunicacionais destes espaços híbridos. O embasamento teórico foca-se nos estudos contemporâneos, os quais contextualizam a relação entre estudos culturais e tecnologias emergentes.
Palavras-chave:
Comunicação e Cultura. Estudos Contemporâneos. Tecnologias Emergentes. Mediação. QR Code.


Estratégias narrativas em Silent Hill: convergências entre jogos digitais e cinema
Willian Welbert – Uniso

Resumo
Este trabalho versa sobre a linguagem narrativa nos jogos digitais e como essa se relaciona com a linguagem cinematográfica. Para abordar esse tema, selecionamos como objeto de pesquisa os elementos de linguagem narrativa na primeira cutscene de Silent Hill 2  (2001). Com o objetivo de verificar a existência e eventuais modos de funcionamento das estratégias do cinema aplicadas aos jogos digitais. Utilizaremos a metodologia de análise do professor Motta (2013), que divide as narrativas em três aspectos analisáveis, são eles: o plano da expressão; o plano da estória; e o plano da metanarrativa.
Palavras-chave: Comunicação. Narrativas. Metodologias. Jogos Digitais. Silent Hill.


Do lead ao game over: análise do jogo de conteúdo noticioso Corrida Eleitoral do site da Superinteressante
Mariana Amaro – UFRGS

Resumo

Dentro das redações para plataformas digitais, a utilização do recurso do Newsgame se mostra cada vez mais pertinente – como meio jornalístico – para informar e atrair a atenção dos usuários aos sites de notícias. São usados não somente textos e informações audiovisuais, mas também mecânicas de processo de jogo e a congruência do gameplay com a mensagem a ser transmitida. Para destacar a relevância do gameplay e da simulação, em confluência com a narrativa, como transmissão de informações e conteúdos jornalísticos aos jogadores, o artigo utiliza referenciais teóricas tanto da área da comunicação, como dos jogos digitais.
Palavras-chave: Newsgames. Jogo Digital. Economia da Atenção. Jornalismo. Gameplay.