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Por Ana Luiza Sanfilippo, estagiária do Núcleo de Mídias Digitais

A mobilização de recursos trata-se de uma estratégia organizacional sem fins lucrativos que visa atrair parcerias, apoios, e, como o próprio nome diz, recursos para uma empresa. Apesar de ser um termo desconhecido para quem não age especificamente na área corporativa de um grupo, é algo recorrente que acontece perto de nós.

Eventos,  redes de voluntariado, doações, vaquinhas, iniciativas solidárias entre outros, são alguns exemplos de captação de recursos benéficos para uma empresa que não possui o lucro monetário como objetivo. 

Como criar um plano de mobilização de recursos para projetos de comunicação?

Primeiro, é necessário identificar o tipo de produto ou serviço ofertado e qual projeto precisa ser captado. A professora Camila Acosta Camargo, bacharel em Relações Públicas, mestre e atualmente doutoranda em Ciências da Comunicação, explica:

“O plano de mobilização de recursos precisa pensar sobre qual é a melhor estratégia para cada tipo diferente de fonte de recurso. Um bom plano de mobilização de recursos tem que contemplar distintas fontes de financiamento e qual é a estratégia para conquistar cada uma dessas fontes.”

A professora também afirma que é importante variar as fontes de recurso para não depender de um único tipo de investidor.

Sobre a mobilização de recursos ideal para cada tipo de instituição, é necessário conhecer a empresa. Entendendo a estrutura da empresa e o que ela precisa, fica claro montar o seu planejamento.

Quais são as formas de realizar essa mobilização de recursos?

Camila afirma que a criação de uma estratégia é o passo inicial. Com isso, e com profissionais capacitados para dar continuidade a tarefa, o ideal é que a empresa tenha um departamento responsável exclusivamente por esse trabalho. Além disso, uma mentalidade estratégica para saber quais são os objetivos a serem atingidos e uma tática cotidiana são importantes para colocar o planejamento em prática.

Como lidar com apoios e patrocínios e qual é a questão ética envolvida?

Não existe um critério jurídico legal que determina se uma empresa pode ou não receber um patrocínio. Essa, segundo a professora Camila, é uma das maiores questões:

“Isso pode gerar uma controvérsia ética. Por exemplo, é proibido receber patrocínio de uma empresa que produz cigarro? Mas faz parte do projeto da instituição definir o que a gente chama de política de financiamento.

Política de financiamento é o conjunto de decisões que visam o ganho de recursos/ capital necessários para o crescimento e gestão de uma empresa. Cada instituição elabora essas decisões de acordo com seus valores éticos e morais. De maneira exemplificada, não faz sentido uma empresa que preza pela sustentabilidade e pela saúde do meio ambiente ter como colaborador uma marca que produz toneladas de lixo por ano em seu planejamento.

Existem estratégias para as captações de recursos? Se sim, quais?

“Você precisa criar um plano de mobilização, ele precisa analisar quais são as fontes de recurso possíveis que dialogam com o meu projeto e começar a mapear possibilidades.”

Essa fala da especialista em comunicação sintetiza o que se deve fazer para atrair esses recursos. O mapeamento de interesses, seleção de possíveis colaboradores e a apresentação do projeto é o passo a passo básico para a mobilização de recursos.

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