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Por Ana Luiza Sanfilippo, estagiária do Núcleo de Mídias Digitais

Dia 15 de março, comemora-se o dia do consumidor. Normalmente, tanto na semana do consumidor quanto todo mês de março, marcas aproveitam a data comemorativa para criar promoções e outros atrativos para seus clientes. Mas será que essa estratégia é positiva? O professor Victor Olszenski, especialista em marketing e comunicação, diretor MERCO Brasil, sócio-fundador Percepta Marketing e Comportamento e docente da pós-graduação da Cásper Líbero, diz que a semana do Consumidor pode ser uma ótima oportunidade para as empresas expressarem e reforçarem seu respeito pelos consumidores de várias maneiras. Entretanto, com os devidos cuidados:

As empresas podem utilizar a Semana do Consumidor para além de serem transparentes e honestas em suas práticas comerciais, demonstrar isso efetivamente. Isso inclui fornecer informações claras sobre produtos, preços e políticas de devolução, bem como evitar práticas enganosas de comercialização.

Como escolher as datas comemorativas realmente relevantes para meu segmento?

Sempre é possível utilizar as datas comemorativas mais tradicionais para promover o seu negócio, mesmo que a relação entre a sua marca e a data não seja assim tão óbvia. Há clichês que sempre funcionam, como uma marca de chocolates utilizar o dia dos namorados como propaganda, ou uma empresa que fabrica bebidas alcoólicas focar a sua estratégia de marketing no ano novo. Mas nem sempre precisa ser assim. Tal como essa propaganda realizada pela marca telefônica Vivo sobre o dia dos pais:

O professor Victor Olszenski ainda afirma que só criar propagandas em datas comemorativas não é o suficiente. O mais importante é estabelecer uma relação de confiança com o cliente:

Sabemos que as datas comemorativas, sejam elas tradicionais ou criadas em situações de oportunidade, são fundamentais para melhorar as contas e ampliar a competitividade do Comércio. No entanto, as empresas precisam manter eixos de atuação que estejam alinhados ao seu compromisso ético. As datas comemorativas continuarão existindo, mas a confiança do consumidor, uma vez perdida, dificilmente será reconstruída. Desse modo, se uma empresa precisa atrair seu público, precisa encontrar vantagens competitivas reais que não estão apenas centradas em preços, mas na construção de relações duradouras de confiança.

Como as empresas lidam com a competitividade nesse período?

Cada empresa define um público-alvo, e é para ele que elas trabalham. Com isso, a competitividade diminui de certa forma. Supondo que no dia dos namorados existem duas marcas de chocolate, uma cobra 10 reais na caixa de bombons e a outra cobra R$ 60. Só na questão de preços, já há uma distinção de público, sem contar a variedade de sabores, qualidade ou gosto pessoal.

Além disso, segundo o Prof. Olszenski, oferecer um excelente atendimento tem se tornado cada vez mais uma vantagem competitiva real e um diferencial importante para demonstrar respeito, proximidade e compreensão pelas demandas de seus clientes. As empresas podem garantir que suas equipes de atendimento estejam bem treinadas, sejam acessíveis e capazes de resolver rapidamente quaisquer problemas ou preocupações dos consumidores. Isso inclui um atendimento personalizado, conveniência nas transações, políticas de devolução flexíveis e uma comunicação eficaz.

As empresas podem utilizar a Semana do Consumidor para além de serem transparentes e honestas em suas práticas comerciais, demonstrar isso efetivamente. Isso inclui fornecer informações claras sobre produtos, preços e políticas de devolução, bem como evitar práticas enganosas de comercialização. Victor Olszenski complementa:

Para que as empresas enfrentem a competitividade de modo sustentável e atendam às crescentes exigências dos consumidores, é essencial adotar uma abordagem centrada no cliente, investir em inovação e tecnologia, manter altos padrões éticos e de sustentabilidade, e estar sempre atentas às mudanças nas preferências e comportamentos dos consumidores. A capacidade de se adaptar rapidamente às demandas do mercado será crucial para o sucesso a longo prazo.

Por tudo isso, buscar competitividade no calendário de ações promocionais é fundamental, mas é a cereja do bolo. Se não houver planejamento contínuo e atenção a todas as etapas mencionadas, a empresa poderá até ter um sucesso transitório naquela data, mas não criará uma relação sólida com seus consumidores.

Como a “semana do consumidor” é benéfica para a empresa?

De diversas formas. Além do aumento no número de compras ou de interações com a marca, a empresa pode aproveitar esse momento ao máximo para se beneficiar. Oferecer um bom atendimento em época de muita demanda fará com que a probabilidade de uma grande quantidade de clientes voltem a comprar seja alta. Além disso, as empresas podem usar a Semana do Consumidor como uma oportunidade para coletar feedbacks de seus clientes e demonstrar seu compromisso com a melhoria contínua. Isso pode incluir a realização de pesquisas de satisfação, solicitação de comentários sobre produtos e serviços e demonstrar transparência ao lidar com críticas construtivas.

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