Data: 22 de outubro
Sessão: Mesa 6
Local: Sala Aloysio Biondi (5º Andar)
Horário: 11h15

Resumo: Neste trabalho discutiremos o papel do fotojornalismo (de conflito) na atualidade. Vivermos numa sociedade espetacular onde as imagens tornaram-se imagem-clichê e ao serem perpetuadas diminuem a construção da crítica em nossa sociedade. Na Sociedade do Espetáculo as fotografias produzidas e veiculadas fazem parte da construção do imaginário social, e formulam os valores, as crenças e a moral de cada sociedade. Porém nas relações espetaculares o fenômeno da produção excessiva das imagens culmina na desconstrução da faceta da relação de imaginação própria da imagem e contribui para a perda da construção do pensamento crítico.

Palavras-chaves: Fotojornalismo; Sociedade do Espetáculo; Mídia; Imagens de conflito.

Cristina Maranhão possui doutorado em Ciências Sociais – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Ciências Sociais – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Bacharelado em Fotografia – Centro Universitário Senac.  Docente no curso de Graduação Bacharelado em Fotografia – Centro Universitário Senac.  Docente no curso de Graduação Bacharelado em Design Digital – Unifieo. Pesquisadora do Neamp – Núcleo de estudo em mídia arte e política /PUC-SP