Resumo: O objeto deste trabalho é a produção cultural de Milton Nascimento, em especial os álbuns “Minas”, de 1975, e “Geraes”, de 1976. A metodologia empregada é a da teoria crítica, em razão da qual esses bens culturais serão compreendidos na dinâmica histórica da sociedade capitalista brasileira no contexto da ditadura militar. As músicas serão analisadas, não só em suas características sonoras, mas também temáticas, com o propósito de confirmar uma complementaridade entre os discos. Pretende-se examinar se os sentimentos dos artistas participantes dessas obras estavam em sintonia com os dissabores e as esperanças do povo brasileiro de então. Canções como “Fé cega, faca amolada”, “Saudades dos aviões da Panair (coversando no bar)”, “Menino” e “O que será (à flor da pele)” serão referidas ao momento histórico pertinente a fim de conferir autenticidade a esses sentimentos exprimidos e representados.
Palavras-chave: Música Popular Brasileira; Milton Nascimento; “Minas” e “Geraes”; Ditadura militar; Teoria Crítica
Emerson Coan é Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, por onde é também Especialista em Teoria e Técnicas da Comunicação e na qual é membro do Grupo de Pesquisa “Comunicação e Sociedade do Espetáculo”. Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, na qual foi professor de Linguagem Jurídica.