Resumo: A proposta desta apresentação é analisar o capítulo VIII – A negação e o consumo na cultura do livro A Sociedade do Espetáculo de Guy Debord, obra em que o pensador francês discute a arte e a cultura. Debord reflexiona sobre a procura da unidade perdida na sociedade capitalista e trava um diálogo crítico com o idealismo alemão, com o barroco, o dadaísmo e surrealismo, com a sociologia americana e o estruturalismo. Procuramos, ao percorrer as teses ou aforismos do capítulo, entender a concepção dialética de Debord e sua proposta de intervenção direta na realidade como forma de suprimir a cultura.

Palavras-chave: Arte, Cultura, Linguagem da Comunicação.

Gilberto da silva é formado em sociologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e jornalismo pela Faculdade Alcântara Machado/FIAM, mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e pesquisador do grupo Comunicação e Sociedade do Espetáculo na linha de pesquisa A Teoria Crítica e a Comunicação na Sociedade do Espetáculo organizado pela Cásper Líbero e coordenada pelo Prof. Dr. Cláudio Novaes Pinto Coelho. É Analista de Ordenamento territorial da Prefeitura de São Paulo. Foi professor do ensino secundário e universitário e edita a revista virtual P@rtes (www.partes.com.br).