Resumo: Como explica Debord, vivemos em uma sociedade do espetáculo, presente em todos os aspectos da vida humana. E com a mídia não poderia ser diferente. É a mídia do exagero, que pode chegar a excessos para transmitir uma informação. A lógica do mercado também está presente na mídia, especialmente quando vemos meios de comunicação e comunicadores que se tornam produtos. Este artigo apresenta um exemplo dessa nova configuração da sociedade: são os blogs de moda e de saúde, em que os autores se acham especialistas e vendem sua imagem. Eles não são apenas autores e o blog não é apenas um veículo. São mercadorias e querem um trabalho rentável. Escrevem não preocupados com a informação, mas com o lucro e o status provenientes dessa atuação nas mídias digitais. Para buscar entender essa dinâmica, este trabalho apresenta o tema da sociedade do espetáculo (Debord) e os estudos sobre blog de Schittine, Recuero e Sibilia, além da análise de dois blogs (um de moda e um de fitness) que ilustram esta ideia. Os veículos foram escolhidos por serem escritos por mulheres que não têm formação no assunto, mas escrevem mesmo assim, confirmando que o importante é o parecer e não o ser.
Palavras-chave: Sociedade do espetáculo. Blogs. Vida como mercadoria. Vedetes. Ser x parecer.
Ingrid Baquit é Jornalista graduada pela Universidade Federal do Ceará em 2011, é mestranda em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Jornalismo Literário pela ABJL. Possui experiência nas áreas de Jornalismo Literário, Jornalismo Digital e Jornalismo Internacional. Publicou em 2011 o livro “Histórias Entrelaçadas: a Organização dos Estados Americanos contada pelo seu programa de estágio”, por meio das Edições UFC.