Resumo: Este artigo ocupa-se do estudo da produção do jornalismo esportivo na internet. Em um primeiro momento, a pesquisa consiste em compreender a relação entre as técnicas de reprodução e as agências de notícias, como forma de essencial de abastecimento de conteúdo dos principais portais eletrônicos. Em segundo, o artigo questiona a produção em série de informação como mais uma característica da indústria cultural e a possível desvalorização do papel do profissional de comunicação. Por fim, associa-se a questão da reprodução com a espetacularização no jornalismo esportivo digital, da maneira que a empresa possa obter ganhos de audiência com a disseminação de notícias elaboradas com as particularidades da Sociedade do Espetáculo. A base teórica apoia-se em Walter Benjamin, Guy Debord, Theodor Adorno e Max Horkheimer.
Palavras-chave: Jornalismo Esportivo. Internet. Reprodução. Indústria Cultural. Espetáculo.
Marcelo Bechara é graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM/SP, é mestrando do Curso de Comunicação da Faculdade Casper Líbero e pesquisa a produção do jornalismo esportivo na internet. E-mail: [email protected]