Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, USP (1980). Formada em Direito e em Jornalismo pela USP. É mestre em Letras e livre-docente e titular em Jornalismo também pela USP. Lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura Visual, do CNPq (2006), e é responsável pelos Projetos de Pesquisa Estudos Visuais em Jornalismo: Cidade e Imagem na Mídia, Comunicação e cultura visual: passados visuais e audiovisuais, fotografia e documentário e Cidades em Revista: Imagens Urbanas, Imagens Brasileiras – Elementos para Análise de Visualidades Jornalísticas, do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Foi professora da ECA-USP de 1972 a 2005 e professora visitante na Universidad Autònoma de Barcelona. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa jornalística, jornalismo audiovisual, jornalismo digital, imagem jornalística, fotografia, documentário, cultura visual, jornalismo de revista, jornalismo cultural, jornalismo e relações sociais de gênero, jornalismo e discurso pedagógico. É autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área. Entre as principais obras encontram-se, Imprensa feminina (São Paulo: Ática, 1986), Mulher de papel: a representação da mulher pela imprensa feminina brasileira (São Paulo: Summus, 2009) e Fotografia e jornalismo: a informação pela imagem (São Paulo: Saraiva, 2011).